Prefeitura de Palmas premia vencedores do concurso de desenho para Olimpíada de Ciências

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 29 de junho de 2022 às 17:26

Finalista terá seu desenho representado na arte de divulgação da 1ª edição da OMC

A Secretaria Municipal da Educação (Semed), por intermédio da Diretoria de Ensino Fundamental, realizou na manhã desta quarta-feira, 29, na Escola de Tempo Integral (ETI) Luiz Nunes de Oliveira, localizada no Distrito de Buritirana, a premiação do 'Concurso de Desenho: Ciência em Foco'. O certame foi realizado entre os alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino e teve como objetivo selecionar um desenho para representar a Olimpíada Municipal de Ciências (OMC), que acontecerá no segundo semestre de 2022.

Para criar os desenhos, os alunos deveriam abordar o tema olimpíada de ciências que contivesse elementos relacionados à área das ciências da natureza. A comissão julgadora avaliou todos os trabalhos inscritos e escolheu como vencedor o desenho do estudante Matheus Pereira da Silva Santos, aluno do 9º ano da ETI Luiz Nunes de Oliveira. Como prêmio, ele terá seu desenho representado na arte de divulgação da 1ª edição da OMC, além do troféu de primeiro lugar, medalha de ouro e certificado de participação.

Beatriz Coutinho Barreira, da Escola Crispim Pereira de Alencar ficou em segundo lugar , recebendo medalha de prata e certificado. Já o terceiro colocado foi Pedro Henrique S. Martins, aluno da Escola Darcy Ribeiro, que recebeu a medalha de bronze e certificado.

Segundo o vencedor, para criar o desenho, ele buscou inspiração na internet. “Eu peguei o Modelo Atômico de Rutherford Bohr e relacionei com a Tocha Olímpica e o Sistema Solar”, disse. “Esse troféu tem uma importância muito grande para mim porque é o meu primeiro troféu, meu primeiro reconhecimento, e isso me deixa muito feliz.”

Olimpíada
A Olimpíada Municipal de Ciências é uma ação cultural e recreativa, tendo como objetivo, além de revelar jovens talentos na área da Ciência, promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento entre alunos e professores, bem como prestigiar e reconhecer práticas de ensino, que gerem bons resultados e inspiram outros educadores. A competição será realizada na primeira semana de outubro de 2022, e abrangerá três grupos: estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, professores de Ciências da Natureza e unidades educacionais, com premiação para primeiro, segundo e terceiro lugar para aqueles que se destacarem em cada um dos três grupos.

1º Lugar: troféu + um Kit de Robótica Educacional
2º Lugar: troféu + Kit multimídia