Prefeitura de Palmas: programação diversificada, recorde de público e fomento à economia

Gabinete da Prefeita

Autor: Redação Gabinete da Prefeita / Edição: Juliana Matos | Publicado em 15 de fevereiro de 2024 às 15:33

Cinco dias de festas nas diversas regiões da Capital, com transporte coletivo gratuito e ambientes seguros e livres de incidentes

Nesse feriado prolongado, a Capital tocantinense bateu recorde de público com uma programação de Carnaval ampliada, inclusiva e sem incidentes. De 9 a 13 de fevereiro, uma variedade de eventos proporcionou entretenimento e lazer para todas as idades, tornando-se uma verdadeira celebração para famílias, jovens e crianças. Sob a liderança da prefeita Cinthia Ribeiro, as festividades ocorreram em diversas regiões da cidade, todas caracterizadas por ambientes seguros e livres de incidentes. Cinthia Ribeiro reforça que a diversidade do Carnaval é um reflexo do compromisso da Prefeitura em atender a todos.

“A nossa Capital vivenciou um público sem precedentes nesse Carnaval, com palmenses e visitantes aproveitando as festas que variaram desde bloquinhos de rua, apoiados pela Fundação Cultural de Palmas (FCP) com investimentos de quase R$ 500 mil, até a tradicional festa em Taquaruçu, organizada pela Gestão Municipal. A Prefeitura também apoiou o Carnaval tradicional em Taquaralto, executando as emendas impositivas dos vereadores, resultando em cinco noites de atrações nacionais e regionais", detalha Cinthia Ribeiro.

Para a prefeita Cinthia, esse Carnaval mostra que Palmas tem público para uma programação ampla, que celebra a cultura e arte, como os tambores e as apresentações circenses, como também os eventos tradicionais, bloquinhos e grandes shows. “Vimos a cidade toda em festa e estamos muito felizes por termos garantido entretenimento e alegria para todos. Foram dias de diversão com segurança, transporte coletivo gratuito e espaços bem organizados. Temos muito o que comemorar!”

Segurança

O sucesso destas festas, que ocorreram de forma simultânea, foi possível graças ao empenho de centenas de pessoas. A prefeita Cinthia fez questão de agradecer aos servidores públicos envolvidos nessa organização, aos trabalhadores da limpeza e da zeladoria, à equipe responsável pela infraestrutura de cada evento, aos agentes de trânsito, de fiscalização e de Vigilância Sanitária, que atuaram com determinação, e às forças de segurança, Guarda Metropolitana de Palmas e Polícia Militar.

Cinthia Ribeiro destacou a importância da colaboração do Governo do Tocantins e do apoio do governador Wanderlei Barbosa, cujo suporte, especialmente o policiamento ostensivo da Polícia Militar, assegurou festas seguras e sem ocorrências. "O apoio da Polícia Militar foi fundamental para garantir que, apesar das grandes atrações e do público recorde, todas as festividades transcorreram sem problemas, mantendo a segurança dos participantes, que festejaram e retornaram para casa sem incidentes. As pessoas se divertiram de forma muito pacífica, ordeira e respeitosa."

Com catraca livre e frota reforçada para os pontos das festividades, o transporte coletivo de Palmas também entrou no Carnaval e garantiu aos usuários do Meu Busão que pudessem aproveitar todos os eventos. A Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) atendeu os 11 pontos dos bloquinhos de rua, também teve ônibus para o distrito de Taquaruçu, para o Capital da Fé na Vila Olímpica e para o Carnaval em Taquaralto.

Carnaval em Taquaralto

A pedido de vereadores, a Prefeitura de Palmas levou a celebração para a região sul, ao lado do Ginásio Ayrton Senna, com um carnaval marcado pela presença de bandas de axé, sertanejo, entre outros gêneros, um total de 21 contratações artísticas, sendo 13 nacionais, e um público estimado de mais de 50 mil pessoas. A FCP investiu mais de R$ 5 milhões ao executar as emendas impositivas dos vereadores: Júnior Brasão, Márcio Reis, Mauro Lacerda, Josmundo, Pedro Cardoso, Professora Iolanda, Solange Duailibe, Waldson da Agesp e Nego.

Impacto econômico

As festividades atraíram muitos visitantes, aquecendo a economia local e beneficiando supermercados, restaurantes, bares, hotéis, shoppings e ambulantes. Apesar do tempo chuvoso no início do feriado, o sol predominou na segunda e terça-feira, convidando para o lazer nas praias, nas cachoeiras e nos parques urbanos. “Essas festas não só celebraram a inclusão e a integração das diversas regiões da cidade, mas também impulsionaram significativamente nossa economia local, beneficiando desde o setor de transporte até o comércio em geral", conclui a prefeita Cinthia, avaliando positivamente o impacto do Carnaval e já com expectativa para as festividades de 2025.