Prefeitura de Palmas promove Curso TabWin para profissionais da Saúde

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 30 de novembro de 2021 às 12:33

Capacitação sobre a ferramenta de tabulação de dados será realizada nesta quarta-feira, 1º, no auditório da Fesp

Qualificar os profissionais na geração de relatórios de agravos a partir do TabWin, ferramenta de tabulação de dados, é o objetivo do curso da Prefeitura de Palmas que será ofertado nesta quarta-feira, 1º, aos trabalhadores da Atenção Primária da Secretaria da Saúde (Semus), por meio da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). Serão duas turmas, uma pela manhã, das 8 às 12h e outra à tarde, das 14 às 18h, ambas no auditório da Fundação.

O TabWin é uma ferramenta de tabulação de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), na qual é possível fazer relatórios a partir do banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), que é o sistema de notificação do Ministério da Saúde.

Agravos como dengue, leishmaniose e hanseníase são de notificação compulsória e necessitam de monitoramento por meio de relatórios epidemiológicos. Basicamente, o TabWin disponibiliza a utilização de filtros para a construção das principais variáveis do relatório pretendido e assim é possível extrair os dados como faixa etária, sexo, bairro, sintomas e classificação do caso.

“Observamos que alguns analistas têm dificuldade de monitoramento do seu agravo devido a pouca habilidade no uso da ferramenta TabWin. Com o conhecimento necessário transmitidos a partir do curso, eles entenderão como são gerados os relatórios epidemiológicos, a partir da base de dados Sinan”, disse o coordenador de Apoio aos Sistemas de Informação da Semus e responsável pela capacitação, Edimar Viana.

A capacitação visa ainda aprofundar conhecimentos em exportação de dados do Sinan; produção de relatórios e geração de gráficos, e será voltada aos técnicos e analistas da Superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Supavs) da Semus.