Prefeitura de Palmas promove V Conferência Municipal de Educação e IV Conae/Etapa Municipal a partir desta segunda-feira, 24

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 24 de janeiro de 2022 às 16:54

Programação segue até quarta, 26, quando será apresentado o Documento Final para aprovação

A Prefeitura de Palmas promove a partir desta segunda-feira, 24, a V Conferência Municipal de Educação de Palmas e a IV Conae/Etapa Municipal com o tema ‘Educação Pública: democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as’. O evento, que será realizado de forma virtual com transmissão pela ferramenta Palmas Home School no YouTube e pelo Google Meet, prossegue até quarta-feira, 26, com a realização da Plenária Final onde serão votadas as contribuições apresentadas nos debates dos eixos temáticos para aprovação do Documento Final da Conferência.

Na programação do evento, nesta segunda-feira, 24, iniciam as discussões na etapa escolar, momento em que os profissionais das unidades educacionais fazem a leitura do Documento Referência e enviam contribuições para os debates da conferência. Nesta terça-feira, 25, às 14 horas, acontece a abertura oficial da conferência transmitida pela ferramenta Palmas Home School no YouTube, e com a apresentação do Relatório do Plano Municipal da Educação (PME) dos biênios 2016-2017 e 2018-2019 pela secretária da Educação Cleizenir dos Santos. Em seguida será ministrada a palestra ‘Discussão do Documento Referência/Proposições nas Unidades Educacionais’, pela Drª Rosilene Lagares. Na quarta-feira, 26, das 9 às 12 horas, acontecem as palestras e discussões dos eixos temáticos, todas simultaneamente e sendo transmitidas pela ferramenta Palmas Home School.

A conferência, coordenada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com o Fórum Permanente da Educação de Palmas (FE-Palmas) instituído pelo Decreto Municipal Nº 1.602, de 11 de maio de 2018, cuja composição abrange representantes de diversos segmentos da sociedade, é um espaço democrático aberto pelo poder público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação no município, bem como da educação nacional.

A Etapa Municipal é preparatória para a Nacional e tem como objetivo promover o debate sobre o desenvolvimento da Educação tendo em vista a realização da 4ª Conae 2022, que tratará sobre o tema ‘Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira’. A Conae nacional tem previsão para ser realizada em novembro de 2022 e é coordenada pelo Fórum Nacional de Educação – FNE.

Encerramento

O encerramento da Conferência na quarta, será realizado via google Meet, a partir das 14 horas, com a realização da Plenária Final onde serão debatidas e votadas as contribuições apresentadas nos debates dos eixos temáticos e a aprovação do Documento Final com as decisões da Conferência.

Eixos

Em consonância com a Etapa Nacional, durante a Etapa Municipal serão debatidos quatro eixos temáticos:

Eixo 1. O PNE 2024 – 2034: Avaliação das diretrizes e metas.

Eixo 2. Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação.

Eixo 3. Sistema Nacional de Educação (SNE): Participação, pactuação, controle social e regime de colaboração.

Eixo 4. O PME: Avaliação das diretrizes e metas com projeção para o PME 2026 a 2036.