Prefeitura de Palmas realiza ações integradas e educativas para prevenir o novo coronavírus (Covid-19)

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: ´Redação Semus | Publicado em 13 de março de 2020 às 17:33

Primeira atividade ocorreu na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, com a participação de 78 diretores de escolas municipais

O agravamento da crise mundial provocada pelo avanço do novo coronavírus (Covid-19) mobilizou órgãos da Prefeitura de Palmas para tomar medidas que visam tranquilizar a população e também reforçar as ações preventivas. Os gestores das pastas da Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Comunicação, Desenvolvimento Urbano, Fundação Cultural e Desenvolvimento Econômico estiveram reunidos nessa quinta-feira,12, para encaminhar algumas medidas que já começaram a ser executadas no município.

A primeira ação integrada entre as áreas da Saúde e da Educação ocorreu na manhã desta sexta-feira, 13, na Escola Almirante Tamandaré, reunindo 78 diretores das unidades escolares da Capital. A diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Marta Malheiros, reforçou para o público presente a importância da higiene dos ambientes escolares, da lavagem correta das mãos (com água e sabonete/sabão) e da utilização de álcool em gel por todos os frequentadores das escolas.

A Secretária Municipal da Educação (Semed), Cleizenir dos Santos, disse também que os ambientes das escolas serão mantidos bem arejados e (por enquanto) festas, eventos e aglomerações estão suspensos. “Nosso objetivo é também acalmar os pais e alunos, mostrando que as escolas municipais estão focadas na prevenção do novo coronavírus, gripes e outras doenças”, disse a secretária, acrescentando que, a princípio, as aulas serão mantidas normalmente nas escolas municipais.

As próximas ações integradas serão feitas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), feiras, secretarias municipais e no Espaço Cultural. Além disso, estão sendo programadas ações educativas junto ao público usuário do transporte coletivo. Nos próximos dias haverá ainda a distribuição de material informativo voltado para a divulgação dos cuidados com o novo coronavírus e explicando qual é o fluxo de atendimento dos casos suspeitos na rede municipal de saúde.