Prefeitura de Palmas realiza caminhada de conscientização sobre abuso e exploração sexual infantil

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 18 de maio de 2023 às 14:01

Ação faz parte da campanha ‘Faça Bonito - Proteja nossas Crianças e Adolescentes’

A Prefeitura de Palmas realizou na manhã desta quinta-feira, 18, uma caminhada alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), aconteceu na Avenida Tocantins em Taquaralto e reuniu servidores municipais, conselheiros tutelares e representantes de diversos setores da sociedade. A mobilização na região sul da Capital contou com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu).

Ao longo da caminhada centenas de moradores, comerciários e lojistas foram abordados e receberam panfletos informativos sobre a campanha ‘Faça Bonito - Proteja nossas Crianças e Adolescentes’.

“A melhor forma de combater esses tipos de violência e exploração é por meio da conscientização e da denúncia” apontou a coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Iraneide Ferreira dos Santos.

A dona de casa, Maria da Cruz Silva, conversou com os técnicos sociais e falou sobre a sua preocupação pessoal com o tema e sobre a importância das ações de prevenção. “Eu tenho uma criança especial e também tenho neto, durante toda a minha vida tive uma grande preocupação em protegê-los e em estar presente para garantir que nada de mal acontecesse com eles. A Prefeitura está certa em alertar a comunidade” contou dona Maria.

Em Palmas, a rede de proteção que atua no combate e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes é formada por diversas instituições como os Conselhos Tutelares, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), o sistema de justiça com o Tribunal de Justiça (TJ), Ministério Público (MP), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), dentre outros.

Para a gestora da Sedes, Adriana Aguiar, a atuação em rede é fundamental tanto nas ações preventivas, quanto no acolhimento das vítimas. “Estamos falando de crimes graves, que violam as vítimas, suas famílias, sua comunidade. A união das instituições e da sociedade em defesa de nossas crianças e adolescentes, para fazer cumprir o que é estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é, de fato, o melhor caminho”, disse.

Denuncie

Disque 100

Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA - Palmas) - (63) 3218-6830 / 3218-1869 / 3218-2409

Conselho Tutelar norte (63) 99210-5134/ 3212-7148