Prefeitura de Palmas realiza curso voltado ao Protocolo de Pré-Natal

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp/Palmas | Publicado em 22 de setembro de 2023 às 18:29

Qualificação é voltada para capacitar profissionais da Saúde quanto às recomendações e atualizações sobre o cuidado durante a gestação, parto e puerpério das mulheres

A Prefeitura de Palmas, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) realizou na quinta-feira, 21, mais uma etapa do curso do Protocolo de Pré-Natal. A qualificação visa aprimorar as habilidades profissionais de médicos, enfermeiros e odontólogos do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam na Atenção Primária do Município quanto às recomendações e atualizações para o cuidado em saúde durante a gestação, parto e puerpério das mulheres.

A qualificação trouxe o segundo módulo do Protocolo de Pré-Natal e debateu temas como anamnese, primeira consulta, exames laboratoriais, 1° e 2º trimestre, exame físico e pontos de classificação de risco que a gestante é atendida na rede.

“O pré-natal nada mais é que o acompanhamento daquela mulher que está gestante para evitar surpresa. Então o pré-natal começou a entrar no Brasil na década de 80 porque antes havia muita morte de mulheres e crianças e com o pré-natal diminuiu esses índices”, ressaltou o enfermeiro Érico Marvão, um dos colaboradores da qualificação.

Ele destacou ainda sobre a necessidade dos profissionais de saúde em realizar qualificações para aprimorar os conhecimentos na área de protocolo pré-natal. “Todos nós somos profissionais da saúde e já sabemos como fazer pré-natal, mas é recorrente a ciência descobrir alguma novidade. Então quanto mais a gente conversar sobre o assunto melhor a gente atua.”

“O curso é importante para podermos melhorar nossos indicadores do município, reduzir o número de mortalidades materna e principalmente oferecer uma saúde de qualidade para a população, para apresentar o direito da gestante, e quais as linhas de cuidado o profissional pode sugerir para elas”, destacou a residente Iana Carla Azevedo.

O curso está dividido em quatro módulos, o primeiro finalizou em agosto. Os encontros utilizam estratégias pedagógicas de Metodologias Ativas como análise de casos clínicos, reflexões da prática a partir de investigações reais de óbito materno, infantil e fetal, entre outras que buscam desenvolver nos cursistas capacidades de autoavaliação, reflexão, autonomia de tomada de decisão e proatividade.

Os próximos encontros estão marcados para ocorrer nos dias 26, 27 e 28 de setembro.

Sobre o protocolo

Diversos estudos comprovam a importância do acompanhamento do pré-natal na redução de desfechos maternos e fetais desfavoráveis, riscos e agravos à saúde da mulher. Dessa forma, o protocolo visa sistematizar as principais evidências, recomendações e atualizações para o cuidado em saúde durante a gestação, parto e puerpério, detalhando os fluxos da Rede de Atenção à Saúde do município, buscando orientar e alinhar as condutas dos profissionais pré-natalistas.