Prefeitura de Palmas realiza plantio de mudas como compensação ambiental da participação da Capital na COP 27

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Redação Secom | Publicado em 21 de novembro de 2022 às 14:29

Ação será executada por meio do programa MudaClima, da Fundação Municipal de Meio Ambiente

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) de Palmas realizará o plantio de 80 árvores na cidade, com o objetivo de neutralizar a emissão de carbono gerada pela viagem da comitiva da Capital, composta por cinco pessoas, para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), em Sharm El Sheikh, no Egito. A ação será executada por meio do programa MudaClima. O plantio teve início na sexta-feira,18.

“A ideia é tentar gerar benefícios ambientais na mesma proporção dos impactos causados. Com esta postura, além de preservar o meio ambiente, buscamos estimular pequenas mudanças de conduta nas pessoas. Esta é também uma oportunidade para repensarmos a nossa relação com o planeta”, destacou a prefeita Cinthia Ribeiro.

O presidente da FMA, Carlos Braga, acompanhou o início do plantio, que aconteceu em uma área verde da praça principal da Arne 14. “Além de neutralizar as emissões geradas no deslocamento, ainda criamos uma possibilidade futura de venda de créditos de carbono; além do que, cada árvore plantada ajuda a reduzir a poluição atmosférica. Com esse gesto, queremos criar a cultura da neutralização da pegada de carbono junto aos palmenses”, enfatizou Braga.

Para a conferência dos valores referentes à emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), foi utilizada uma ferramenta de cálculo de uso livre, com base nos guias do Programa Brasileiro GHG Protocol. Esta contagem leva em consideração, principalmente, as emissões associadas às viagens aéreas da equipe.

A comitiva da Palmas na COP 27 foi composta pela prefeita Cinthia Ribeiro; o presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), Giovanni Assis; o secretário de Regularização Fundiária, Fábio Chaves; a chefe de Gabinete da Prefeita, Maíra Galvão e a assessora de imprensa, Maria Letícia Ferreira Gomes. Para cada um dos cinco membros da comitiva, serão plantadas 16 árvores típicas do cerrado brasileiro.

Texto: Assessoria de Imprensa do Gabinete da Prefeita

Edição: Secom