Prefeitura de Palmas se candidata a recursos externos para financiar ações na área ambiental

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Redação Secom | Publicado em 06 de dezembro de 2021 às 12:35

Encontro realizado em Brasília reuniu organismos internacionais de captação e financiamento de projetos voltados para o enfrentamento às mudanças climáticas

O Município de Palmas é um dos proponentes ao financiamento de organismos internacionais voltado para o enfrentamento às mudanças climáticas. Dando sequência às discussões e encaminhamentos pós COP-26, a Prefeitura, representada pelo presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Fábio Chaves, se fez presente no evento denominado ‘Financiamento à Ação Climática Local para Adaptação e Resiliência’, realizado em Brasília na semana passada.  O encontro foi organizado pela Carbon Disclosure Project (CDP) América Latina, pelo Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei) e WRI Brasil e apoiado pela UK Pact Brasil.

Na ocasião, Fábio Chaves apresentou à banca potencializadora em captação de recursos e financiamentos o projeto ‘Paisagens Integrativas de Palmas’, elaborado em conjunto pela Fundação Municipal do Meio Ambiente e pelo Instituo Municipal de Planejamento Urbano (IMPUP), em parceria com a Universidade Técnica de Graz (UTG), na Áustria, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Luterana (Ulbra).

As atividades do evento tiveram como objetivo principal possibilitar a conexão de projetos desenvolvidos pelas representações municipais com os técnicos dos bancos convidados, para viabilizar futuras parcerias e captação de recursos e financiamentos.

No evento, os representantes dos Municípios puderam tratar com as instituições financeiras sobre oportunidades de financiamento à ação climática local, com foco em ações de adaptação e resiliência, além dos desafios de acesso ao financiamento climático local.

Composição da banca

A banca de captação foi composta por instituições nacionais e internacionais como: o executivo da Coordenação de Mudanças Climáticas da CAF, Edgar Salinas; sênior da New Development Bank (NDB), Marcos Thadeu Abicalil; coordenadora do Ministério da Economia, Raquel Breda; assessor técnico da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF), André Luís Macedo; CEO da LEAD GP, Francisco Maciel; diretor do FELICITY no Brasil, GIZ e assessor técnico do projeto FiBraS, Gustavo Ribeiro.

O evento contou também com representantes de instituições como Cidades, Estados e Regiões (CDP) América Latina e da Embaixada do Reino Unido.