Prefeitura de Palmas supera meta fiscal em R$ 169 milhões no 2º quadrimestre

Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano

Autor: Redação Secom | Publicado em 28 de setembro de 2022 às 15:21

Em audiência pública na Câmara Municipal, gestores detalham receitas e despesas

Na tarde desta quarta-feira, 28, a secretária municipal de Finanças, Vera Lúcia Isomura, e o superintendente de Planejamento e Orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplad), José Augusto Rodrigues Júnior, participaram de audiência pública na Câmara Municipal de Palmas de prestação de contas do cumprimento da Meta Fiscal do 2º Quadrimestre de 2022. Os gestores demonstraram que a Prefeitura de Palmas superou a meta fiscal em R$ 169 milhões, ou seja, as despesas foram menores que os valores previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA).

A gestão municipal, com arrecadação tributária, transferências constitucionais, convênios e crédito, teve uma receita de janeiro a agosto deste ano de R$ 1,151 bilhão. A estimativa para o período foi de R$ 1,002 bilhão, um crescimento de R$ 149 milhões, que corresponde a 15%. Comparando com o mesmo período de 2021, que teve uma receita de R$ 984,5 milhões, o aumento da receita foi de R$ 166,8 milhões.  Considerando a arrecadação dos oito meses deste ano, as receitas da Prefeitura de Palmas evoluíram em 8,7% acima da inflação.

Enquanto as receitas primárias tiveram um crescimento real de 15,3% em comparação ao mesmo período de 2021, as despesas primárias foram de R$ 887,1 milhões, 14,7% de variação real do montante do ano passado, R$ 702,9 milhões. Para a secretária Vera Lúcia, o resultado demonstra o empenho da gestão no cuidado com o planejamento financeiro da Capital. "Os números apresentados têm mostrado o desenvolvimento e o cuidado da gestão com as despesas e as receitas da nossa cidade. Temos um planejamento positivo das finanças na gestão da prefeita Cinthia", destacou a gestora.

A saúde financeira da Capital foi outro ponto destacado pelo superintendente José Augusto durante a apresentação. Os dados da meta realizada até agosto de 2022 apontam que as receitas municipais foram superiores às despesas, o que possibilitou um superávit primário de R$ 188,7 milhões, superando a meta estabelecida para o período, que era prevista em R$ 19,5 milhões. Além disso, as receitas próprias de Palmas, oriundas da arrecadação municipal, cresceram nominalmente R$ 66,2 milhões no 2º quadrimestre, seguindo a tendência verificada no 1º quadrimestre deste ano.

Já em relação às despesas, os principais gastos no período foram para a realização de investimentos nas áreas da educação e saúde, que tiveram crescimento acima da inflação, respectivamente, em 32,8% e 13,3%, assim como as políticas voltadas ao urbanismo, em 43%, quando comparados ao 2º quadrimestre de 2021.