Prefeitura de Palmas terá mentoria do ICLEI para instalar plano de ação climática na Capital

Gabinete da Prefeita

Autor: Assessoria de Imprensa do Gabinete da Prefeita | Publicado em 17 de novembro de 2022 às 17:13

Anúncio foi feito em conjunto pela prefeita Cinthia Ribeiro e executivo da rede global durante a COP 27, no Egito

Com mentoria da rede global ICLEI, e a partir do compromisso com o pacto global dos prefeitos pelo clima e energia, a Prefeitura de Palmas vai desenvolver um plano de ação climática para a Capital. O anúncio do processo de desenvolvimento da conformidade climática de Palmas foi feito em conjunto pela prefeita Cinthia Ribeiro, o secretário municipal de Assuntos Fundiários, Fábio Chaves, e o secretário-executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, nesta quinta-feira, 17, na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), em Sharm El Sheikh, no Egito. 

“A conformidade é exatamente a resposta, a implementação da agenda climática na cidade, a partir do compromisso com o pacto global dos prefeitos pelo clima e energia, com a Race to Zero, com a Race to Resilience, e a partir da governança climática que vai ser estabelecida pela prefeita na cidade”, anunciou Perpétuo. Ele ressaltou que o processo parte da instalação da governança climática pela prefeita: “Uma governança participativa, transversal, incluindo todos os atores da sociedade”, afirmou.

Os passos seguintes são a realização do inventário de emissão de gases do efeito estufa; a análise de risco e vulnerabilidades climáticas de Palmas; o desenvolvimento do plano de ação climática da Capital e, finalmente, a partir do plano, a lei municipal de ação climática de Palmas.

“Com o fortalecimento, em particular do ICLEI, em todas as nossas ações, agora teremos um plano de ação climática com início, meio e fim”, avaliou a prefeita Cinthia Ribeiro, completando: “e com essa mentoria, mais que isso, fechando com a legislação específica sendo entregue, com a certificação do município de Palmas apontando um novo destino, e isso tudo sendo feito aqui na COP 27”, comemorou. 

 

Em evento com líderes locais da América Latina, Cinthia Ribeiro defende revisão do pacto federativo

Cinthia Ribeiro representa os municípios da América Latina em reunião ministerial na COP 27

Prefeita Cinthia Ribeiro participa de painel sobre eficiência energética na COP 27

Comitiva de Palmas apresenta projetos ambientais e visita stands institucionais na COP 27

 

“Isso que estamos fazendo agora é pensando no legado da gestão Cinthia Ribeiro para Palmas”, destacou Fábio Chaves. “E nós estamos assumindo o compromisso, como governo local, como cidade amazônica, de que tudo aquilo que a COP 27 e toda essa organização vem pretendendo para atingir até 2050, que nós vamos fazer a nossa parte”, completou o secretário de Assuntos Fundiários de Palmas.

A participação de Cinthia Ribeiro na COP 27 foi a convite da rede global ICLEI. A prefeita de Palmas também representou a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) na conferência internacional.