Prefeitura define cronograma da Semana Nacional de Trânsito 2020 e de campanhas educativas até o final do ano

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Márcio Greick | Publicado em 11 de setembro de 2020 às 15:38

O tema definido oficialmente pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a Campanha Educativa de Trânsito deste ano é ‘Perceba o risco, proteja a vida’

Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito, é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. O tema definido oficialmente pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a Campanha Educativa de Trânsito de 2020 é ‘Perceba o risco, proteja a vida’, o qual busca chamar a atenção sobre os perigos no trânsito, bem como outros riscos à saúde do cidadão.

Na manhã desta sexta-feira, 11, foi realizada uma reunião no Anexo II da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), pela Gerência de Educação para o Trânsito e parceiros, para definir as ações da campanha educativa de 2020, durante a Semana Nacional de Trânsito.

Durante a Semana Nacional de Trânsito, a Sesmu promoverá blitze educativas com orientação aos pedestres nas faixas da Avenida JK, Feira da 304 Sul, na Avenida Tocantins, em Taquaralto, e na Avenida I, no Aureny III, com a utilização de faixas e mensagens em carro de som.

O órgão promoverá também blitz educativa voltada para motociclistas em horários a serem definidos pela pasta. As ações serão concentradas na Avenida NS-02, próximo ao Espaço Cultural, Avenida JK em frente ao Prédio da Prefeitura, Avenida NS-04 em frente a empresa Aprovec, Avenida Tocantins em Taquaralto e Avenida I, no Aureny III.

Motoboys

Outro público que receberá atenção durante a Semana Nacional de Trânsito são os motoboys.  A secretaria promoverá, por meio dos agentes de trânsito e parceiros, um bate-papo com os entregadores de aplicativos de modo a transmitir informações de condução segura e prevenção de acidentes.

Ciclistas

Agentes de trânsito e parceiros também dará atenção especial aos ciclistas, com a realização de conversas em pontos específicos de concentração. Serão transmitidas informações de condução segura, equipamentos de proteção e prevenção de acidentes.

Vagas especiais com faixas

Com o tema ‘Essa vaga não é sua nem por um minuto’, a pasta promoverá ações de conscientização nas vagas especiais, usando faixas informativas.

O Cronograma da Campanha Educativa de Trânsito a ser realizada nacionalmente segue até o mês de dezembro, de acordo com a Portaria 194/20 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O Objetivo da Semana é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, evidenciando que cada um é responsável pela segurança de todos, e por isso deve perceber os riscos e proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor. Espera-se que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizando a vida, tendo como público, pedestres, ciclistas, motociclistas e pessoas com deficiência.

Outubro

Com a temática ‘Ver e Ser visto’, o mês de outubro terá ações voltadas para motociclistas, ciclistas e pedestres.  No período noturno há muitos riscos de acidentes envolvendo os usuários vulneráveis pela dificuldade de visibilidade. Assim, as campanhas educativas de outubro devem apontar para a importância de ver e ser visto no trânsito, com enfoque especial nos motociclistas, ciclistas e pedestres.

Por meio das mídias sociais e vídeos autoexplicativos feitos pelos agentes de trânsito e parceiros, que vão focar na informação de que pedestres, ciclistas e motociclistas precisam tomar os devidos cuidados no período noturno ao que se refere em se fazer “ser visto”, com por exemplo a utilização de roupas e equipamentos que possam colaborar na visibilidade dos demais usuários das vias.

Novembro

Trazendo o tema do Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito (terceiro domingo de novembro), a campanha deve levar a uma reflexão sobre como as lesões e sequelas psicológicas e sociais impactam a vida das vítimas e de seus familiares depois do acidente.

Dentre as ações está o uso de mídia social e interativa com profissionais que possam instruir como os acidentados ou familiares devem proceder para atendimento dos lesionados e de suas famílias pós-acidente de trânsito.

Dezembro

Tendo como mote o álcool e condução (substâncias psicoativas lícitas e ilícitas) no período das  festas de fim de ano,  a campanha deve  alertar motociclistas e condutores sobre os riscos de pilotar ou dirigir após consumo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, com a promoção de ações integradas com os órgãos de  segurança e fiscalização, bem como o  programa Balada Segura.

Dicas de segurança por mídia social

Em razão das medidas de isolamento social para o enfrentamento do novo coronavírus, a Campanha Educativa de 2020 ocorrerá também em formato digital, por meio de mídia interativa com a divulgação de vídeos educativos produzidos pelos agentes de trânsito e parceiros, com dicas de segurança e cuidados interpessoais.

Cronograma:

Ação na faixa de pedestre com a utilização de carro de som, faixas e abordagem pessoal.

- Dia 22 – Avenida Tocantins em Taquaralto, às 9h

- Dia 23 - Av. I do Aureny III, às 9h