Prefeitura divulga lista dos aprovados para 16º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Agência de Turismo

Autor: Malena Mota/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 14 de julho de 2022 às 09:52

Prazo para recurso vai até a próxima terça-feira, 19

A Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), divulgou na noite dessa quarta-feira, 13, no Diário Oficial do Município, os 41 pratos aprovados para competir no 16º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), que acontecerá entre os dias 07 a 11 de setembro, no distrito. O prazo de recurso vai até a próxima terça-feira, 19. A lista pode ser conferida aqui.

Nesta edição, todas as 123 receitas que foram inscritas dentro das normas do edital passaram pela etapa de degustação. O julgamento foi feito por profissionais do segmento de alimentação e bebidas de Palmas. O corpo de jurados da degustação foi indicado pelos parceiros do FGT do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pela Empresa Junior do curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

As 42 vagas na competição foram divididas pelo edital em cinco categorias: Comidinhas Salgadas (nove vagas), Pratos Salgados (nove vagas), Pratos Doces (nove vagas), Food Truck (cinco vagas) e Rota Gastronômica (dez vagas). No entanto, considerando a nota média de 70 pontos, nem todas as categorias tiveram inscritos suficientes, preenchendo apenas 41 vagas.

O presidente da Agtur, Tom Lyra, ressalta a importância da próxima fase, que é o curso de Higiene Pessoal e Manipulação de Alimentos. “O Festival virou uma vitrine para os empreendedores da gastronomia na nossa cidade, por isso, é importante a análise rigorosa dos jurados, agora na próxima etapa, que estes estejam trabalhando dentro das normas sanitárias, e que possam ter sucesso nos seus empreendimentos”, ressaltou lembrando que todos os classificados devem obrigatoriamente passar pelos cursos qualificação.

Para a professora do curso de Nutrição da UFT, e organizadora do jurado técnico do evento, Tatiana Evangelista. “Essa etapa tem muita importância, uma vez que seleciona os melhores pratos que irão se apresentar durante o Festival. Todos os pratos são avaliados pelo júri seguindo os mesmos critérios, que são: sabor, aroma, textura, temperatura, originalidade, criatividade e apresentação”, ressaltou a técnica.

Seguindo os critérios estabelecidos no edital, a prefeita Cinthia Ribeiro destaca a importância do evento na gastronomia palmense. “Nossa expectativa é tornar o FGT, cada vez mais, um evento que tem como protagonista a gastronomia. É uma oportunidade de valorizarmos nossos talentos e nossos sabores. Cada etapa deste festival é importante e se faz necessária para mantermos o padrão de qualidade do evento”, disse a gestora.

Os cursos de Higiene Pessoal e Manipulação de Alimentos e Empreendedorismo acontecerão nos próximos dias 08 e 09 de agosto, conforme publicado no Diário Oficial do Município. Os concorrentes devem apresentar o certificado de conclusão dos cursos, sob pena de desclassificação.

Premiação

Quanto à premiação, a divisão ficou da seguinte forma para as seis categorias, agora serão R$ 7 mil para os primeiros lugares, R$ 3 mil para os segundos lugares, e R$ 2 mil para os terceiros, em cada categoria, totalizando R$ 72 mil.

Novos Valores de Venda

Os pratos serão comercializados conforme suas categorias. Na categoria Comidinhas Salgadas, os valores permitidos são de R$ 12 a R$ 16,00; Pratos Salgados de R$ 14 a R$ 20,00; Pratos Doces de R$ 10,00 a R$ 14,00; para Food Truck os valores são de R$ 14,00 a R$ 19,00; e para Restaurantes e Empreendimentos Turísticos de Taquaruçu/Taquaruçu Grande de R$ 17 a R$ 75,00.

Já a nova categoria Vegetariano tem a comercialização de porções da seguinte forma: Comidinhas Salgadas (de 150g a 250g) valores entre R$ 12,00 a R$ 16,00); Pratos Doces (de 100g a 200g) de R$ 10,00 a R$ 14,00; e Prato Salgado (de 300g a 400g), de R$ 14,00 a R$ 20,00.