Prefeitura é parceira do 1ª Conferência Regional de Migrações e Refúgio em Palmas

Secretaria Extraordinária da Inclusão Social

Autor: Malena Mota | Publicado em 24 de março de 2014 às 09:53

Acontece nos dias 26 e 27 de março a 1ª Conferência Regional de Migrações e Refúgio em Palmas e região. A abertura oficial será no dia 26, às 19 horas, no auditório da Defensoria Pública, e as discussões continuam durante todo o dia 27, no mesmo local. A conferência é uma realização do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal de Palmas por meio da Secretaria Extraordinária de Inclusão Social.

O evento será uma preparação para a 1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio (Comigrar) que é uma iniciativa governamental inovadora na abordagem da questão migratória no Brasil, com mobilização nacional e internacional dos diversos atores interessados no tema e na discussão dos conceitos centrais da política migratória.

A 1ª Comigrar será realizada entre os dias 30 de maio e 1º de junho de 2014, na cidade de São Paulo, e é coordenada pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Justiça/Departamento de Estrangeiros (DEEST, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério das Relações Exteriores, com o apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Seu objetivo é reunir migrantes, profissionais envolvidos na temática migratória, estudiosos, servidores públicos, representações diversas que vivenciam a realidade da migração e do refúgio, para uma reflexão coletiva e elaboração de aportes para a construção da Política e do Plano Nacionais de Migrações e Refúgio.

O processo de implementação da 1ª Comigrar prevê a realização de eventos participativos de mobilização dos atores locais que trabalham e convivem com diferentes contextos da temática migratória. Tais eventos serão oportunidades para promover a reflexão e o fortalecimento institucional de parceiros governamentais e não governamentais, além do engajamento de migrantes, refugiados e representantes da sociedade no diálogo em torno dos temas relacionados com migrações e refúgio.

Esse processo participativo, através de conferências presenciais, virtuais e livres, com início em 2013, contará com uma metodologia própria e culminará na etapa nacional da Comigrar, a ser realizada em São Paulo, em 2014. A condução técnica de todo o processo está a cargo da Coordenação Executiva da 1ª Comigrar (com informações da assessoria Comigrar).