Prefeitura e PM organizam grande formatura para alunos do Proerd em Palmas

Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano

Autor: Márcio Greick | Publicado em 03 de junho de 2019 às 14:49

Programa atende alunos da rede municipal de educação oferecendo formação cidadã de prevenção à violência e uso de drogas

Cerca de 2 mil crianças de Palmas participarão de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) neste mês de junho. Grande parte são crianças matriculadas nas escolas municipais e que participam do programa, sob coordenação da Polícia Militar do Tocantins (PM/TO). O Proerd é um programa replicado em 58 países e que oferece formação cidadã voltada para prevenção de drogas e violência para crianças e adolescentes.

Na manhã desta segunda-feira, 03, a prefeita Cinthia Ribeiro recebeu uma equipe do Proerd para articulação de parceria entre o Município e a PM/TO para organização da grande formatura que será realizada ainda neste mês de junho no Centro de Convenções Parque do Povo Arnaud Rodrigues, na Capital.

Implantado há 17 anos em várias cidades do Tocantins, o Proerd completa em 2019 dez anos de atividades em Palmas. Na ocasião, a prefeita ratificou sua estima pelo trabalho de prevenção realizado pela Polícia Militar, através do Proerd. “É um programa que realiza um investimento no resgate de valores e na formação de cidadãos do futuro”, afirmou.

“Estamos trabalhando prevenção que é algo mais barato e eficiente de se investir comparado ao que é necessário para se investir em infraestrutura ou tratamento para reabilitação. Trabalhamos a construção de cidadãos com as crianças e de ambientes de paz, inclusive, com os pais, porque se a criança está longe de referências de violência ela dificilmente vai replicar isso na vida adulta”, disse a coordenadora estadual do Proerd, Coronel Alaídes Machado, ao abordar a proposta de trabalho do programa.

Participaram ainda da reunião o secretário executivo da Educação de Palmas, Higor Franco; o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Palmas, Thiago Marconi; o coordenador operacional do Proerd, Major Leonardo Teixeira e a supervisora pedagógica, Sargento Elisandra Argenton de Brito.