Prefeitura inicia vistoria obrigatória nos ônibus do transporte coletivo da Capital

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Sesmu | Publicado em 25 de novembro de 2021 às 09:23

Processo inclui também a atualização cadastral dos veículos que compõem a frota; ação segue até 31 de janeiro de 2022, sob a coordenação da Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Teve início na tarde desta quarta-feira, 24, a vistoria obrigatória e atualização cadastral dos veículos que compõem a frota do transporte coletivo municipal. O processo é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) e segue até o dia 31 de janeiro de 2022, conforme a Portaria  Nº54/2021, publicada no Diário Oficial do Município na última sexta-feira, 19.

O diretor de Gestão e Transporte da Sesmu, Diogo Souza, destacou que atualmente 190 ônibus circulam diariamente pelas vias da Capital, e as equipes estão trabalhando com uma média de até dez veículos a serem vistoriados por dia, para não impactar na escala e itinerários da prestação dos serviços aos usuários. ''Após as análises técnicas, os veículos que atenderem às exigências das condições de funcionamento receberão o selo da vistoria de 2021,’’ lembrou.

Durante as vistorias, realizadas nas garagens das empresas do Sistema de Transporte Coletivo, os agentes de Trânsito e Transporte contam com apoio técnico de um engenheiro mecânico que avalia as condições funcionais dos veículos. Estão sendo vistoriadas, além da parte mecânica e elétrica, as condições do veículo, como a higienização, conservação, tacógrafo, extintor de incêndio, dentre outras. A análise conta também com a elaboração de relatório e laudo final das vistorias, com as informações detalhadas de todos os itens inspecionados.