Prefeitura lança campanha ‘Espetáculo do Trânsito Humanizado se faz com bons atores’

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 13 de maio de 2019 às 12:04

Proposta é chamar a atenção da sociedade para que cada um exerça com responsabilidade o seu papel na construção de um trânsito seguro

Com uma abordagem diferente, fugindo das imagens de acidentes e mortes, e com uma abordagem de conscientização, a Prefeitura de Palmas lança a campanha educativa ‘Espetáculo do Trânsito Humanizado se faz com bons atores’. A ideia é chamar a atenção da sociedade para que cada um exerça com responsabilidade o seu papel na construção de um trânsito seguro, e que todos sem exceção devam respeitar as leis e a sinalização para promover a paz no trânsito.

A campanha que terá duração para o ano todo foi lançado dentro da programação do Maio Amarelo, que tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para as vítimas de trânsito. A Prefeitura lançou vídeos que estão sendo veiculados em TVs e por meio das redes sociais, laços amarelos foram afixados em órgão públicos, faixas, panfletos, banners e outros materiais estão sendo usados nas ações de educação para o trânsito.

A secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Welere Barbosa, explica que a campanha foi pensada com a proposta de conscientizar que no trânsito o sentido é a Vida e de que todos têm o seu papel na construção de um trânsito seguro. “Porque no trânsito cada pessoa desempenha vários papéis num só dia, sendo pedestre, ciclista, motociclista ou motorista. E não importa, qual papel faça, o importante é fazer bem o seu papel, respeitando também os demais atores”, lembra a secretária.

A campanha não deixou de fora a responsabilidade de importantes atores, como o pedestre e o ciclista. A superintendente de Trânsito e Transporte, Valéria Oliveira, reforça que esses atores também têm sua parcela de responsabilidade.  “Na via o ciclista precisa respeitar a sinalização, assim como os motoristas. O pedestre por sua vez, como sendo o mais frágil, também precisa ter maior atenção, principalmente ao atravessar a via. Temos casos de mortes de pedestres que foram atropelados a menos de 10 metros da faixa”.

A superintendente lembra ainda que no mês de maio será abordado todos o atores, mas durante o ano por mês cada ator será abordado mais especificamente. Após o Maio Amarelo, as ações da Sesmu serão voltadas mais aos motociclistas, uma vez que esses atores se envolvem mais em acidentes e representam mais de 70% dos números de vítimas fatais em Palmas.

Revisão e postagem: Iara Cruz