Prefeitura lança programa ‘MudaClima’ e entrega obras de infraestrutura na Região Norte de Palmas

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Ivonete Motta | Publicado em 11 de novembro de 2019 às 18:43

Intenção é plantar 30 mil mudas em em 17 semanas; no evento ainda foi nomeado o Circuito J. Bulhões, que consiste no perímetro no entorno do PPI

Como estratégia para melhorar as condições de clima, promover a beleza cênica e o desenvolvimento sustentável, a Prefeitura de Palmas deu início nesta segunda-feira, 11, ao plantio de 30 mil mudas de árvores, que serão plantadas em conjunto com a população palmense em 17 semanas. A ação é parte do programa ‘MudaClima’, lançado pela prefeita Cinthia Ribeiro, em evento realizado na Avenida NS-04, na altura do Parque dos Povos Indígenas (PPI), que contou com a presença de empresários, ambientalistas, artistas, professores e outros.

Na ocasião, a Prefeita prestou uma homenagem ao músico J. Bulhões, que faleceu em 30 de Maio passado, denominando a pista de 1.800 metros que circunda o PPI, as Avenidas LO-04, NS-04, seguindo pela LO-08 e a NS-02, de Circuito Ecológico J. Bulhões. A homenagem contou com a presença da companheira de Bulhões, Edilma e outros familiares, de músicos e artistas tocantinenses como a bailarina Meire Maria, Genésio Tocantins, Braguinha Barroso, Dorivã, Nacha Moretto, Jorge Menares, dentre outros amigos.

A Prefeitura entregou à líder do governo na Câmara, vereadora Laudecy Coimbra, a mensagem com a justificativa da homenagem, para análise e votação dos parlamentares.

O plantio inicial das mudas, feito por Cinthia Ribeiro, contou com a participação de alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sementes do Saber, de vereadores e comunidade do entorno. A prefeita plantou um pé de abacate, em homenagem à “turma do abacateiro”, em referência a árvore existente na casa do jornalista Tião Pinheiro, onde J. Bulhões e amigos compunham e se reuniam para discutir arte e fazer o que mais gostavam: tocar e cantar.

A prefeita também fez o plantio de um ipê amarelo e um jacarandá, árvores típicas do Cerrado brasileiro. Em sua saudação, ela ressaltou a importância do ‘MudaClima’ e destacou sua satisfação em plantar essas espécies de árvores bastante significativas para ela, e que também foram algumas das preferidas do músico homenageado.

Também foi entregue oficialmente o trecho da Avenida NS-04 que recebeu obras de duplicação, totalmente custeadas com recursos próprios do Município e que facilita o tráfego e a integração entre a região Nordeste e as outras regiões da cidade.

“Esta obra de duplicação da NS-04 foi toda custeada com recurso do município o que representou uma economia de aproximadamente 40% ao erário”, finalizou a prefeita Cinthia Ribeiro.

Artista

J. Bulhões foi um cantor e compositor tocantinense falecido em 30 de maio deste ano, que agora recebe a homenagem do Município de Palmas. Na ocasião, o músico tocantinense Dorivã, conhecido pela canção ‘Passarinho do Jalapão’ falou sobre a homenagem feita a J. Bulhões. Emocionado, Dorivã lembrou de uma antiga lenda indígena pela qual se acredita que quando uma pessoa querida morre são plantadas sementes para que ela floresça e possa renascer e que “este corredor ecológico representa  o renascimento para cultura de Palmas”.

A solenidade contou ainda com apresentações da Banda Mirim da Guarda Metropolitana, dos artistas regionais, Dorivan, Genésio Tocantins e Nacha Moretto que cantaram a música ‘Catavento’, de autoria de J. Bulhões e Léo Pinheiro. (Colaborou: Georgethe Pinheiro e Deni Rocha)

Edição: Lorena Karlla