Prefeitura leva atendimento aos moradores da região Sul em mais uma edição do programa Defensores na Comunidade

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Redação Secom | Publicado em 30 de novembro de 2019 às 17:54

A ação ofereceu atendimento gratuito de saúde, assistência jurídica, lazer e serviços à população da região Sul da Capital

A tarde deste sábado, 30, foi diferente para os moradores do Jardim Aureny III, na região Sul da Capital. Quem compareceu à Escola de Tempo Integral Eurídice de Mello, teve a oportunidade de usufruir dos serviços que são prestados diariamente pela Prefeitura de Palmas nas áreas de saúde, finanças, habitação e assistência social.

A dona de casa Nikelly Cristina Silva Gomes Rodrigues, 22 anos, aproveitou para fazer o cadastro habitacional. “Eu espero um dia ser selecionada. Em casa somos quatro pessoas, e só meu marido trabalha. Quando minha irmã me disse que a Prefeitura estaria realizando o cadastro chamei meu marido e vim cá, pois, o sonho de todo mundo é sair do aluguel e um dia eu também vou conseguir”, disse.

O lavrador Leonel Carneiro dos Santos, 58 anos, aproveitou para levar para casa as mudas de cupuaçu que a Fundação Municipal de Meio Ambiente distribuiu. “Vou aumentar a plantação de árvores frutíferas que tem lá em casa. Já tenho banana, buriti e mais essa agora. É só cuidar para depois colher os frutos”, destacou.

Já a dona de casa Eva Muniz de Souza, 30 anos, aproveitou para fazer o teste rápido de glicemia que estava sendo oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde. ''Na minha família tem histórico de diabete, por isso estou sempre me cuidando e monitorando a saúde. Fiz o teste e está tudo. Agora posso voltar para casa tranquila”, comemorou.

Para a diretora do Resolve Palmas, Rosângela Lara Gomes, a ação promovida reforçou o atendimento que já é prestado pela gestão . “A cada edição nossa satisfação aumenta, pois além de ofertar os serviços que já realizamos diariamente, nos aproximamos da população e podemos aprimorar os serviços de acordo com a necessidade de cada um”, destacou.

Em parceria com a Prefeitura de Palmas a Defensoria Pública do Estado do Tocantins realizou a quarta edição do programa Defensores na Comunidade. Entre os serviços prestados estavam: o cadastro habitacional,, impressão de boletos e parcelamentos de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), consultas a regularização fundiária, atendimentos do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e inscrição no Cadastro Único do governo federal.

Exames rápidos para doenças como Sífilis, HIV, Hepatites B e C e orientação preventiva e odontológicas também foram realizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Defensores na Comunidade

O programa foi criado para levar atendimentos jurídicos à população, além disso, conta com o apoio de instituições que prestam serviços de cidadania, cultura, lazer, ações e orientações sobre saúde, entre outras atividades.