Prefeitura mobiliza comunidade do Jardim Aureny II no combate ao Aedes aegypti

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 19 de novembro de 2019 às 11:56

Três grandes ações serão realizadas durante o mês de novembro

 

Envolver a comunidade nas ações de combate ao Aedes aegypti de forma a provocar mudança de comportamento e a adoção de práticas para manutenção do ambiente domiciliar sempre limpo. Com esse intuito, a Prefeitura de Palmas realiza nos dias 20, 22 e 26 de novembro, três grandes mobilizações de enfrentamento ao mosquito vetor da dengue, zika e chikungunya.

 

 

A ação desta quarta, 20, acontece no Jardim Aureny II, com saída prevista das equipes de agentes de endemias às 8 horas, do Centro de Saúde da Comunidade do setor. A ação conta ainda com o apoio de fiscais da Vigilância Sanitária, Código Posturas e equipes de serviços públicos.

 

 

Serão vistoriados residências e estabelecimentos comerciais com o objetivo de eliminar focos do mosquito e orientar os moradores sobre a conduta correta de enfrentamento ao mosquito. A ação inclui ainda a limpeza de áreas públicas, entre outros.

 

 

“A gente sabe que mais de 70% dos focos estão nos imóveis residenciais, por isso, é fundamental que a comunidade se envolva e nos ajude nesse problema que é de todos não só do poder público. E vai ser uma grande mobilização com a participação das equipes das secretarias de Saúde, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, o objetivo é orientar a população para que não tenhamos tantos casos como tivemos no início do ano e nesse período de chuvas o cuidado deve ser redobrado”, salienta o secretário de Saúde, Daniel Borini.

 

 

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Coordenação Técnica de Arboviroses da Semus, só nas primeiras 45 semanas deste ano, foram notificados 11.151 casos de dengue na Capital, dos quais 5.148 foram confirmados. Enquanto que, em 2018, foram notificados 2.348 casos e confirmados 482.

 

 

Outras quadras

 

 

Na sexta, 22, a mobilização será na região Central, na quadra ASR-SE 75 (712 Sul); e no dia 26, próxima terça, as equipes realizam os trabalhos na região Norte, na quadra Arno 43 (407 Norte).

 

 

As mobilizações são realizadas pela Semus em parceria com as secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Serviços Regionais (Sedurf), de Desenvolvimento Social (Sedes), da Educação (Semed), de Comunicação (Secom) e de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), e ainda com a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA).