Prefeitura mobiliza famílias de empreendimentos habitacionais para se inscreverem em cursos profissionalizantes

Secretaria Municipal da Habitação, Assuntos Fundiários e Energias Sustentáveis

Autor: Wédila Jácome/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 11 de agosto de 2021 às 19:47

As formações fazem parte das ações sociais retomadas e são direcionadas a beneficiários de 16 empreendimentos no Município

A Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal da Habitação, deu início à mobilização para que as 4.312 famílias contempladas se inscrevam nos 66 cursos profissionalizantes, participem das 32 palestras, 71 campanhas educativas e dez seminários voltados a 17 empreendimentos habitacionais entregues pelo Município. A retomada das ações sociais de pós ocupação dos empreendimentos habitacionais foi autorizada na última quinta-feira, 05, com a assinatura da ordem de serviço.

Os diagnósticos sociais realizados nos empreendimentos apontaram as principais demandas profissionalizantes para cada residencial, tendo como foco também a demanda de profissional do mercado de trabalho em Palmas. A mobilização conta com carros de sons informando o local, dia e horário que o empreendimento será atendido no plantão social, quando os interessados poderão fazer as inscrições nos cursos.

Para a inscrição será necessário levar os documentos pessoais; a depender do curso comprovante de escolaridade; e comprovante de endereço, para confirmar que a pessoa é realmente moradora do empreendimento atendido. Os cursos são gratuitos, incluindo material didático, lanche e transporte, uma iniciativa para evitar que o cidadão não desista do curso.

Projeto técnico social

O projeto de trabalho técnico social contemplará 180 ações que atenderão 21.709 pessoas, e tem a parceria da Caixa Econômica Federal.

O Senai oferecerá os cursos, palestras e seminários aos empreendimentos Copacabana; Kraô, Karajás e Javaé, Flor da Amazônia, Flor do Cerrado, Lago Sul I e II, Santo Amaro, Palmas Vertical North I e II, Barra da Tijuca, Leblon, Jardim Vitória I e II, Recanto das Araras I e II. Já o diagnóstico socioeconômico, realizado pelo Sesi, será feito nos empreendimentos Jardim Vitória I e II e Recanto das Araras I e II.
O secretário da Habitação Fábio Frantz detalha que após os cursos há um planejamento para inserção dessas pessoas no mercado de trabalho. “Temos todo um levantamento, um diagnóstico realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, atrelado ao Sine. Inclusive a empresa contratada que foi o Senai tem um banco de necessidades da indústria que faz essa ligação, assim que essas pessoas se formam”.

Confira os dias, horários e locais para atendimento de cada empreendimento:
- Residenciais Krahô, Karajás e Javaé, dia 10/08, às 17, no Centro de Formação - Profissional em Taquaralto

- Residencial Flores do Cerrado, dia 11/08, 17h, no Centro de Formação - Profissional em Taquaralto

- Residencial Santo Amaro, dia 12/08, às 17h, Centro de Educação e Tecnologia/ Senai Palmas
- Residencial Copacabana, dia 13/08, às 17h, Centro de Educação e Tecnologia/ Senai Palmas
- Residencial Lago Sul II, dia 17/08, às 17h, no Centro de Formação Profissional em Taquaralto
- Residencial Lago Sul I, 17/08, às 17h, no Centro de Formação Profissional em Taquaralto
- Residencial Barra da Tijuca, 18/08, às 17h, no Centro de Formação Profissional em Taquaralto
- Residencial Nort I, 19/08, às 17h, Centro de Educação e Tecnologia/ Senai Palmas
- Empreendimento North II, 19/08, às 17h, Centro de Educação e Tecnologia/ Senai Palmas
- Residencial Leblon, 20/08, às 17h, no Centro de Formação Profissional em Taquaralto
- Residencial Flores da Amazônia, 23/08, às 17h, no Centro de Formação Profissional em Taquaralto

Sobre os cursos

Cursos de capacitação profissional oferecidos são:
Formação de Vigilantes, Operador de Microcomputador, Administração e Gestão de Condomínios, Culinária de Salgados Profissionais, Administração de Condomínio, Corte e Costura - peças íntimas, Chocolate e Doces de festas, Eletricista de Instalações Residenciais, Pedreiro de Acabamento, Mecânico de Ar Condicionado, Pintor de Obras, Manicure e Pedicure Profissional, Maquiador Profissional, Confecção de Pano de Prato e Tapete - patchwork, Reciclagem de Pneus, Designer de Sobrancelhas com Henna, Micropigmentação de Sobrancelhas Fio a Fio, Formação de Pedreiros, Barbeiro Profissional, Mecânico de freios, Suspensão e Direção de Veículos Leves, Libras, Mediador Comunitário, Instalação de Painel Solar, Reciclagem de Garrafa Pet, Empreendedorismo e Operador de Escavadeira Hidráulica.