Prefeitura mobiliza força-tarefa para orientar quanto ao cumprimento dos decretos nas praias da Capital

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego

Autor: Malena Mota | Publicado em 02 de julho de 2021 às 10:52

O objetivo é conscientizar e orientar turistas sobre as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19

Com a chegada do mês de julho e as férias escolares, bem como o forte calor na Capital tocantinense, é comum as pessoas procurarem as praias em busca de lazer e refresco, mas em razão da pandemia da covid- 19, a prefeitura de Palmas cancelou todas as programações relativas à temporada de férias. Uma reunião, com diversos órgãos municipais e a Polícia Militar, realizada na tarde desta quinta-feira, 1º, definiu ações de mobilização de uma força-tarefa para orientar os comerciantes e visitantes quanto a visitação nas praias.

Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr); de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem); de Segurança, Defesa Civil e Trânsito (Sesmu), Vigilância Municipal (Visa), Agência de Turismo (Agtur) e Polícia Militar são os órgãos que compõem a força-tarefa da Prefeitura de Palmas cujo objetivo é orientar os frequentadores das praias quanto às medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. As ações serão intensificadas com rondas diurnas e noturnas pela cidade, com foco nas Praias do Caju, Prata, Graciosa e Arnos.

Na ocasião foram discutidas estratégias para diminuir o fluxo de pessoas nas praias, durante os fins de semana, bem como orientar os turistas e comerciantes, reforçando os cumprimentos dos decretos vigentes e a necessidade dos empresários continuarem respeitando as normas sanitárias, como a lotação máxima de 50%, e não deixarem mesas extras à disposição dos clientes e não utilizarem espaços públicos que não foram autorizados pelo município.

Também foram definidas orientações quanto ao uso correto da máscara, manutenção de distância adequada entre as mesas e os cuidados com a higienização, além da disponibilização de álcool em gel para a desinfecção de mesas e cadeiras.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Mila Jaber, disse que a prefeitura vem fazendo todo um trabalho para garantir acesso às praias, mas ressaltou que o momento requer cuidado para manter a economia funcionando e o quanto é importante a preservação da vida. “Esta campanha de orientação e conscientização foi elaborada para garantir a segurança sanitária dos consumidores, sem que haja a necessidade do fechamento dos estabelecimentos. Por isso, foi montada essa força-tarefa conjunta da prefeitura para trabalhar efetivamente essa questão, pois os fiscais já estão cumprindo seus papéis e, com a colaboração do comércio e do público, estamos conseguindo controlar melhor esse cenário caótico, este é o trabalho que precisamos continuar fazendo até essa crise passar”, ressaltou a gestora.

O presidente da Agtur, Marcio Neres, ressalta que o Município vai sempre manter esse diálogo, já que as praias são importantes cartões postais da cidade. “Sabemos a importância que as praias possuem para os nossos turistas e palmenses, mas queremos que estas visitas tenham segurança, respeitando todos os decretos. Por isso, vamos orientá-los com placas de avisos, abordagens e uso consciente do espaço público”, finaliza.

Fiscalização

Durante toda a semana, os fiscais de Obras e Posturas e da Vigilância Sanitária estiveram nas praias, orientado os responsáveis pelos quiosques. E, neste fim de semana, voltarão às praias com a equipe de força-tarefa do município para averiguar se as orientações estão sendo seguidas. “A integração entre as diferentes pastas serve para apoiar, em retaguarda, a força de fiscalização que já vem acontecendo na cidade, garantindo não só a segurança do público e do comerciante como também dos fiscais que executam a ação”, explica o secretário executivo da Sedusr, Gustavo Bottós.

As equipes de fiscalização também estarão nas ruas com fiscalização noturna em bares, restaurantes e distribuidoras de bebidas.

A operação de fiscalização integrada em Palmas é comandada pela Diretoria de Fiscalização Urbana da Sedusr, em conjunto com as equipes dos fiscais da Vigilância Sanitária e de Obras e Posturas, com o apoio operacional dos agentes de Trânsito e Transporte, da Guarda Metropolitana de Palmas e das Polícias Militar e Civil.