Prefeitura realiza evento de lançamento de projetos ambientais e urbanos de Palmas

Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 20 de fevereiro de 2024 às 14:59

Evento será realizado de quarta, 21, até sexta-feira, 23, e deve contar com participação de representantes do Governo Federal e de parceiros internacionais

Nesta quarta-feira, 21, a Prefeitura Municipal inicia evento de três dias para lançamento e apresentação dos projetos Parques Urbanos de Palmas, composto pelo Parque do Córrego Machado, Parque do Sol e Parque do Córrego Sussuapara. Na mesma ocasião também acontecerá o lançamento e apresentação do Zoneamento Ambiental do Município, ambos os projetos foram desenvolvidos em parceria entre Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) e Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA).

Vale destacar que os projetos já contam com apoio de entidades de fomento do Governo Federal, através do Ministério das Cidades e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e de organismos externos como City Climate Finance Gap Fund, que é operacionalizado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e pelo Banco Mundial e ainda com a parceria da Deutsche Gesellschaft für internationale Zusammenarbeit (GIZ).

Para a programação do evento estão sendo aguardados representantes do Ministério das Cidades e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, além de representantes de agências internacionais de fomento que estão apoiando as iniciativas e autoridades locais.

Nesta quarta-feira, 21 será realizada a oficina técnica para discussão da “Elaboração do Zoneamento Ambiental do Município de Palmas”. O encontro será no Instituto 20 de Maio (IVM) durante dos turnos matutino e vespertino.

Na quinta-feira, 22, será realizado o lançamento público das iniciativas Parques Urbanos de Palmas e Zoneamento Ambiental do Município, a partir das 9 horas, na Escola de Tempo Integral (ETI) Anísio Spinola Teixeira, no Setor Bertaville. À tarde, a partir das 14 h, as equipes dos projetos farão visitas de campo nas áreas abrangidas, para conhecimento das áreas de intervenção dos projetos e coleta de informações.

Na sexta-feira, 23, será realizada uma oficina técnica para discussão da “Qualificação Socioambiental na área do Córrego Machado – Regularização Fundiária e Criação de Parque Linear”, durante todo o dia. O encontro acontecerá no IVM.