Prefeitura realiza programação em escola municipal para prevenção de automutilação e cuidados com a saúde mental

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 20 de setembro de 2019 às 12:28

A programação em alusão ao Setembro Amarelo começa nesta sexta, 20, e segue até a próxima sexta, 27 

A equipe do Centro de Saúde da Comunidade (CSC) do Jardim Aureny II leva aos alunos da Escola Municipal Thiago Barbosa, situada ao lado da unidade de saúde, uma série de ações voltadas ao tema ‘Suicídio Juvenil’. A programação em alusão ao Setembro Amarelo começa nesta sexta, 20, e segue até a próxima sexta, 27.

 

Na tarde desta sexta, 20, os alunos das turmas do 8º a 9º anos vão participar da palestra sobre a importância do cuidado com a saúde mental, a automutilação e sobre os problemas que podem desestabilizar o ser humano. Na oportunidade, os estudantes poderão tirar as dúvidas com os profissionais de saúde e também conhecer os fatores que podem desencadear ansiedade e estresse.

 

A coordenadora do CSC, Káthia Alves, lembra que os números são alarmantes sobre casos de suicídio no País. "Sabemos que em uma sala com cerca de 30 pessoas, ao menos cinco delas já pensaram em tirar a própria vida. Os dados são assustadores. Precisamos estar mais próximos das pessoas, tentando falar sobre o cuidado com a saúde mental, mostrar que podemos contribuir com ajuda emocional e que a saúde conta com pontos de apoios para quem precisar deste auxílio", lembrou a coordenadora.

 

Durante os dias de programação na Escola, além de palestras, haverá também teatro, rodas de conversas, apresentação de dança, depoimentos de superação e a apresentação do fluxo do Centro de Saúde da Comunidade.




Edição e postagem: Iara Cruz