Prefeitura realiza treinamento com pesquisadores do PlanMob

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Secom | Publicado em 19 de maio de 2022 às 18:48

Coleta de dados sobre o sistema do transporte público começa na segunda, 23, às 07 horas

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), realizou na tarde desta quinta-feira, 19, no auditório do Resolve Palmas, da Avenida JK, o treinamento com os 30 pesquisadores que irão atuar na coleta de dados do sistema de transporte público para a construção do Plano de Mobilidade Urbana Municipal (PlanMob). As abordagens aos usuários começam na próxima segunda-feira, 23, às 07 horas.

De acordo com o planejamento dos trabalhos, serão realizadas outras pesquisas temáticas com abordagem domiciliar, contagem volumétrica dos veículos,  transporte de cargas, dentre outros conteúdos.  Nesta etapa inicial, as equipes irão realizar a coleta das informações nas estações de ônibus distribuídas por todas as regiões da Capital.

Durante o treinamento, foram apresentados para os selecionados, os questionários com as perguntas e assuntos que serão levantados durante as abordagens aos usuários do transporte urbano, como o tempo médio gasto por dia em transporte, os horários do dia de uso, a quantidade de ônibus utilizados para chegar no destino final, disponibilidade de horários das linhas, conforto, segurança. dentre outras.

A superintendente de Trânsito e Transporte Municipal, Valéria Oliveira, destacou que a participação dos usuários é fundamental neste processo de levantamento das potencialidades e identificar o perfil dos usuários. ‘’Os dados coletados irão servir de base para as próximas fases de diagnósticos, com o retrato real de como os usuários avaliam o serviço. E, desse modo, direcionar melhorias para a área,’’ destacou.