Preservação dos recursos hídricos marca Dia Mundial da Água nas escolas municipais

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 21 de março de 2023 às 14:46

Data é comemorada internacionalmente nesta quarta, 22; ações ambientais de conscientização acontecem em toda rede de ensino

A importância da preservação dos recursos hídricos é tema de diversas ações pedagógicas realizadas nesta semana em toda rede municipal de ensino de Palmas. A temática vem sendo trabalhada, de forma lúdica e interdisciplinar, desde segunda-feira, 20, quando teve início a programação da Semana da Água. Palestras, oficinas, ações ambientais e gincanas, realizadas em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira, 22, acontecem nas unidades educacionais do Município até sexta-feira, 24.

Na Escola de Tempo Integral (ETI) Vinícius de Moraes, o tema é trabalhado por meio do gênero textual ‘quadrinhos’, com o projeto ‘A Turma do Poeta Vinícius de Moraes contra uma ameaça que ronda a Terra’. O trabalho é resultado de uma oficina de 'História em Quadrinhos', realizada na disciplina de Língua Portuguesa. De forma livre, os estudantes criaram textos e desenhos abordando o tema da água. O material será impresso e fará parte do acervo da biblioteca da unidade educacional.

Segundo a idealizadora do projeto, a professora Izza Troncoso, o objetivo é chamar a atenção da sociedade sobre questões ambientais, como a necessidade de conservação dos recursos hídricos, por meio do uso racional da água. Ela explica que o gênero literário ‘quadrinhos’ foi escolhido por despertar grande interesse dos alunos. “É um gênero que desperta a atenção tanto dos estudantes da 1ª fase quanto da 2ª fase do Ensino Fundamental. Acredito que por ter ilustrações e diálogos mais curtos, os alunos tenham mais identificação com este gênero textual”, avalia.

Outras unidades

A Escola Municipal Degraus do Saber, localizada na Arse 101 (1004 S), também realiza, durante toda a semana, uma programação interdisciplinar destacando a importância do uso consciente dos recursos hídricos para a manutenção da vida. Contação de histórias, rodas de conversas e exibição de vídeos são algumas das iniciativas realizadas na unidade. Nesta quarta, 22, a partir das 8 horas, a unidade irá realizar seu momento cívico, com destaque para questões ambientais alusivas à data.

Ainda nesta quarta-feira, 22, os alunos da ETI Padre Josimo participam de uma blitz no Terminal Rodoviário, com apresentação de faixas educativas e entrega de squeezes. Na manhã de quinta-feira, 23, está prevista uma visita dos alunos à Estação de Tratamento da Água (ETA), da BRK Ambiental. No período da tarde, os alunos farão uma visita guiada à Estação de Tratamento de Esgoto com o objetivo de aprender como é realizado o tratamento do esgoto, desde a sua captação até seu retorno para o manancial.

A Data

O Dia Mundial da Água é comemorado, todos os anos, no dia 22 de março. A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada em 1993. O objetivo do Dia Mundial da Água é promover conscientização sobre a relevância da água para a manutenção da vida na Terra.