PrevIncêndio aprova Regimento Interno e plano de ações de combate às queimadas

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 07 de agosto de 2020 às 08:40

Foram aprovados na tarde desta quinta-feira, 06, o Regimento Interno e o Plano de Ações Preventivas e Combate às Queimadas do Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos (PrevIncêndio) durante a segunda reunião ordinária do Comitê.

A reunião, realizada pela plataforma online Google Meat, foi convocada pela presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMA), Jacqueline Vieira. Na ocasião foram apresentados os 20 novos brigadistas recém-contratados e que estão à disposição da Defesa Civil, instância vinculada à Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), responsável pelas operações em campo.

A reunião contou com participação de órgãos públicos do Município, do Estado, da iniciativa privada; da sociedade civil organizada e de Organizações Não Governamentais (ONG). No centro das discussões constou a decisão do PrevIncêndio em se antecipar à ocorrência de focos de incêndios em todo o Município, tanto em áreas urbanas quanto rurais, para prevenir possíveis desastres ambientais e danos à economia e à saúde da população palmense.

Entre as ações elencadas pelo Comitê para o combate a queimadas e incêndios, constam a realização de campanha publicitária, ações educativas, realização de reuniões de sensibilização e orientação aos produtores rurais, priorizando locais com alto risco de incêndios; execução de aceiros negros, aceiro de roço, limpeza de lotes e áreas verdes, dentre outros.

Também é atribuição do PrevIncêndio a contratação e capacitação de brigadistas, aquisição de equipamentos e maquinários para combate às queimadas, instalação de uma sala de situação, para discussão das pautas, além de combater os incêndios florestais; realizar atividades e operações de fiscalização e apresentar dados, estatísticas e relatórios sobre as atividades desenvolvidas.

Ficou ainda definido que o Comitê é um fórum permanente de discussões com reuniões que devem acontecer prioritariamente toda primeira segunda-feira de cada mês e que deve ser convocada pela presidência da Fundação Municipal de Meio Ambiente.