PrevIncêndio realiza sensibilização sobre queimadas

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 05 de agosto de 2023 às 10:50

Entre as recomendações está o reaproveitamento de materiais orgânicos e o uso de aceiros para prevenir incêndios

Sensibilizar a população rural da região do Taquaruçu Grande e captar aliados para o enfrentamento às queimadas foi a atividade do Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos (PrevIncêndio) realizada na manhã deste sábado, 5.

A ação, denominada Dia 'D' de Sensibilização e Prevenção às Queimadas, reuniu membros do Comitê, representantes da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Defesa Civil de Palmas, Brigadistas do Município, Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), Energisa, Ibama, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Associação Água Doce.

Foram divididos dez grupos, cada um percorrendo uma rota e levando informações sobre formas de prevenir incêndios decorrentes de queimadas, alternativas para descarte de lixo e reaproveitamento de materiais orgânicos para compostagem.

Também foram repassadas informações sobre a portaria do Naturatins que suspendeu todas as autorizações de queimadas controladas, no período de 20 de julho a 30 de outubro.

Na saída para as rotas, a presidente do Previncêndio e da FMA, Meire Carreira, ressaltou a importância da ação, que tem como principal objetivo conquistar a adesão da comunidade para o combate e prevenção de queimadas. “É um trabalho grandioso, que requer o envolvimento de todos”, destacou Meire.

Já o superintendente da Defesa Civil de Palmas, Bruno Maciel Grama, fez questão de ressaltar que as abordagens nas comunidades têm caráter preventivo, sem dar margens a interpretação sobre punições. “Precisamos deixar claro que nossa intenção é informar sobre os riscos do fogo e assim conquistar adesões” defendeu.

Em uma das rotas quem recebeu a visita do Previncêndio foi o chacareiro Waldineis Ferreira de Miranda, proprietário da Chácara Irecê. Ele recebeu com entusiasmo os representantes do Comitê e disse, que há muitos anos sua propriedade não é atingida por queimadas. Ele contou ainda que procura se cercar de proteção contra queimadas, usando aceiros e outras práticas.

Quem também disse usar aceiros para proteger a propriedade foi a chacareira Valdirene Oliveira. Já sobre o lixo ela explicou que parte descarta nos contêineres da coleta municipal e outra queima em valas.

O engenheiro ambiental Wanderson Lopes explicou que durante esse período mais quente e seco o correto é não utilizar a queima de materiais de nenhuma forma. Ele ainda falou sobre as técnicas de reaproveitamento e compostagem, resultando na produção de adubo orgânico, que podem ser utilizados para melhorar a produção de hortaliças e outros plantios.

No próximo sábado, 12, um novo dia de sensibilização será realizado pelo Comitê PrevIncêndios, ocasião em que será contemplada a população do Distrito de Taquaruçu.