PrevIncêndio vai realizar Dia ‘D’ de Sensibilização e Prevenção de Queimadas

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 01 de agosto de 2022 às 09:28

Objetivo é informar e orientar comunidade sobre a legislação ambiental e os prejuízos do uso fogo no período de estiagem

No próximo sábado, 06, o Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos (PrevIncêndio), sob a coordenação da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), realiza no Distrito de Taquaruçu o Dia ‘D’ de Sensibilização e Prevenção às Queimadas, que tem o objetivo de levar informações à comunidade sobre a legislação ambiental, bem como orientar sobre os riscos do uso fogo no período de estiagem. No dia 13 de agosto será a vez da comunidade de Taquaruçu Grande receber o evento.

A intenção, segundo explicou o presidente do PrevIncêndio e da FMA, Carlos Braga, é minimizar os prejuízos ambientais e materiais decorrentes das queimadas. “Entre os principais danos pelo uso do fogo está o empobrecimento do solo, comprometendo a vida da fauna e flora, os riscos à saúde humana e a possibilidade de incêndios, com destruição de patrimônio”, comentou Braga.

O presidente do PrevIncêndio explicou que em Palmas o uso do fogo esta suspenso e que o município segue a orientação do Governo Federal, editadas no Decreto 11.100/2022, que tem como prioridade prevenir os incêndios decorrentes de queimadas durante os meses mais secos do ano, de julho a outubro.

Balanço
Nos meses de junho e julho, as equipes da Educação Ambiental e da Brigada municipal, levaram informações e orientações sobre medidas de prevenção de incêndios e queimadas, bem como implicações do descumprimento a legislação ambiental a 157 propriedades rurais, beneficiando diretamente 71 proprietários. As mesmas informações foram repassadas às escolas do município, alcançando um público de 651 estudantes.