Primeira ação da Semana de Conscientização e Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas movimenta Universidade

Fundação Municipal de Juventude de Palmas

Autor: Malena Mota | Publicado em 06 de junho de 2023 às 09:52

Evento conta apresentações culturais, panfletagem educativas e exposição de produtos fumígenos

Com o intuito de proporcionar ao jovem palmense informações e conhecimentos para que ele consiga discernir sobre os malefícios das drogas, aconteceu a abertura da Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas, realizada nesta segunda-feira, 5, na Universidade Itop (Unitop). A programação é vasta, e neste primeiro dia além da abertura oficial, o evento contou com apresentações culturais, panfletagem educativas e exposição de produtos fumígenos.

Durante a abertura oficial, a coordenadora do Curso de Farmácia da Unitop, Kedima Carneiro, ressaltou a importância do evento para a classe acadêmica. "Eventos como esses são muito ricos para os nossos alunos, pois além de levar à reflexão sobre a temática com especialistas no assunto, é possível vivenciar, conhecer alguns produtos para que eles possam ter mais propriedade mais tarde", destacou a coordenadora.

A inspetora da Vigilância Sanitária (Visa), Silvânia Teixeira, que junto com os residentes do Programa de Residência em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), levaram uma ‘Exposição de Produtos Fumígenos’, destacou como é importante mostrar não só os malefícios que eles trazem a saúde, mas também, alguns itens que são proibidos, e suas implicações na saúde, principalmente aos jovens. "O cigarro eletrônico está sendo muito usado pelos jovens, que na maioria não sabem o quanto ele é prejudicial, então, estamos aqui para esclarecer dúvidas e conscientizá-los".

A conselheira do Conselho Federal de Farmácia representante do Tocantins, Marttha Ramos, fez questão de ressaltar que não apenas o álcool e drogas ilícitas trazem malefícios, mas também o uso indiscriminado de remédios. "O conselho além de trabalhar em benefício da categoria, também trabalha para o uso racional de medicamentos, pois os remédios usados de forma errada são drogas que podem matar", disse a conselheira. 

As estudantes do curso de Farmácia da Unitop, Suiane Rodrigues e Kalyta Pereira, observavam com curiosidade as explicações sobre os produtos fumígenos apresentados na exposição. "Não conhecia todos os produtos que estão aqui, e para mim foi muito interessante ter essa aproximação, mas de forma educativa e preventiva. Mesmo sendo estudante de farmácia não sabia o quanto são perigosos para nossa saúde", disse a estudante Kalyta. 

A palestra com o tema ‘Ansiedade, depressão e uso abusivo de álcool e outras drogas’, foi ministrada pela psicóloga Ana Carolina Peixoto, que é mestra em Ensino em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT), doutoranda em Ciências e Tecnologias em Saúde  pela Universidade de Brasília (UnB), tutora da Residência Multidisciplinar em Saúde Mental da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). A palestrante fez um panorama geral sobre o que são considerados drogas, e como cada uma atua no organismo humano. "Drogas são todas as substâncias que produzem reações no nosso organismo, e usadas de forma inadequada, como os remédios, podem trazer malefícios à nossa saúde. E, falar em drogas ilícitas não é um assunto novo, mas é preciso, pois a cada dia, com as facilidades do mundo moderno, elas têm sido mais difundidas e cada vez mais potentes e viciantes", destaca a palestrante.

 

Semana Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas

Uma ampla programação, com oferta de palestras, apresentações culturais, panfletagem educativas e exposições, pretende chamar a atenção da população jovem de Palmas para os riscos e armadilhas escondidas por trás da glamourização em torno do uso de drogas. A atividade faz parte da Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas, que está sendo realizada pela Fundação Municipal da Juventude de Palmas (FJP). Iniciou nesta segunda, 5, e segue nos dias 6, 7, 12 e 13 de junho.

Os interessados em participar devem se inscrever no site do Programa aqui.

 

Confira a Programação Completa

Dia 7/6

19 horas - Gramado do Espaço Cultural: prática de swordplay com os protetores da cachoeira do Maka-kuh;


Dia 12/6 

14 horas - Oficina na Fazenda da Esperança (Feminina): O jogo teatral como disparador para autoconfiança com os atores: Bianca Melo e Jeferson Nazaré

Dia 13/6 

14 horas - Rodas de conversa: o uso de substâncias ilícitas, suas consequências, tratamento do tabagismo e outras drogas e os riscos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas

- Exposição de produtos fumígenos com explanação da equipe da Vigilância Sanitária