Primeiros jogos do Olé Nas Drogas são realizados

Fundação Municipal de Juventude de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 29 de outubro de 2022 às 16:34

Redes do estádio e escolinha Nilton Santos balançaram 16 vezes em seis partidas disputadas

Muitos gols, comemoração e expectativas marcaram a abertura do projeto 'Olé Nas Drogas de Futebol de Base', na manhã deste sábado, 29. A competição é idealizada pela Fundação Municipal de Juventude de Palmas (FJP) e tem o objetivo de estimular a prática esportiva entre crianças e adolescentes com idades entre 11 e 15 anos para que elas possam desenvolver o gosto por valores como o convívio social, a disciplina e o trabalho em equipe.

Para o presidente da Fundação de Juventude Palmas, Nélio Lopes Nogueira, a intenção é manter jovens e crianças ocupadas e longe de caminhos nocivos como o das drogas. “Se oferecemos educação, lazer e esporte, contribuímos para formar uma juventude mais promissora."

Chuva de gols

As redes do Estádio Nilton Santos, na região sul da Capital, e da Escolinha Nilton Santos, na região norte, balançaram 16 vezes em seis partidas disputadas. Um dos atletas que marcaram a abertura da competição foi Davi Costa, de 13 anos, ele foi o primeiro a marcar gol. “Estou muito feliz, ajudei o meu time, conseguimos os três pontos e no próximo jogo já chegamos mais fortes”, comemorou.

Kairo George, de 12 anos, considerou que o Olé nas Drogas também é uma ótima oportunidade de se preparar para outros campeonatos até fora do Tocantins.  “A gente já vai no pique para outros jogos”, antecipou.

Já Luiz Gustavo, também de 12 anos, contou que ficou muito feliz por acertar o gol no primeiro jogo. “Estou muito feliz e este gol eu fiz pra minha mãe, que não pôde vir, mas está torcendo por mim”, dedicou.

A equipe do Batalhão SUB-15 foi a que mais marcou, ficando com um saldo de seis gols, sendo que três deles foram marcados pelo atleta Daniel Ribeiro Martins. “Estamos treinando já há três meses e a expectativa é de chegar à final. E também é muito importante que a gente tenha em mente essa alternativa que nos dê outras oportunidades e nos afaste das drogas”, avaliou.

Arbitragem

Apesar de ser uma competição amadora, a abertura dos jogos contou com a participação do árbitro da CBF André Rocha, que tem experiência em campeonatos nacionais. Ele avaliou que essas competições são importantes por ajudarem na formação de crianças, adolescentes e jovens. “É uma sensação muito boa de lapidar essas pessoas no Esporte. Aqui tem muitas crianças com muito potencial. Creio que daqui sairá muito atleta bom”, anunciou.

Técnicos

O técnico do CFA SUB-13, William Brito, comentou que esse primeiro dia de jogos já foi bastante animador. Para ele, esse tipo de competição fortalece o esporte não só em Palmas, mas em todo o Estado do Tocantins. “A organização da Prefeitura de Palmas, através da FJP, está de parabéns por esta iniciativa”, cumprimentou.

Outra novidade deste sábado foi a participação de uma equipe do município de Nova Rosalândia. O técnico da equipe, Getúlio Lela da Silva, considerou que o futebol é uma alternativa a ser oferecida às crianças e adolescentes ao invés das drogas. "Estamos lutando para que esses jovens possam se desenvolver com sabedoria, responsabilidade e condições de viver bem em comunidade”, desejou.

Expectativas

O gerente de Políticas Sobre Drogas da FJP, Bruno Mendes, considerou que o primeiro dia de competições tenha superado as expectativas. “Já tivemos um bom público hoje, mas na final isso aqui deve trazer muitas pessoas, porque esses jogos mexem com as famílias que vêm torcer por seus filhos”, comentou.

A manhã de jogos contou ainda com a presença do presidente interino da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Fundesportes), Gustavo Botós, e do secretário executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Raimundo Júnior.

Resultado dos Jogos

Campo da Escolinha Nilton Santos