Processo de avaliação dos projetos expostos na Feira é feito por 87 especialistas voluntários

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/Palmas | Publicado em 15 de novembro de 2023 às 13:32

Equipe de avaliadores é composta por especialistas, mestres e doutores das instituições de ensino superior parceiras do evento

Com um papel essencial e muito significativo na Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit 2023), 87 avaliadores, composto por especialistas, mestres e doutores das instituições de ensino superior parceiras do evento, estão desde o início das exposições dos projetos das unidades educacionais, verificando de perto cada um dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores.

Criatividade, inovação, método científico, relevância do tema, habilidade, apresentação oral, trabalho em equipe entre outros requisitos são criteriosamente observados pelos avaliadores durante suas visitas aos estandes. Para cada um dos projetos, três especialistas avaliam e dão notas em cada um dos critérios acima citados. 

Estes profissionais têm a missão de avaliar se a atividade proporcionou o desenvolvimento das habilidades pretendidas e alcançou os resultados esperados. A coordenadora científica da Fecit, Ana Cleia Gomes, conta que foram selecionados 149 projetos, e a Comissão Científica teve muito cuidado no processo de escolha dos profissionais que fazem a avaliação. “Buscamos nos avaliadores um olhar mais voltado para a pesquisa e ciência para que os trabalhos expostos tenham características científicas, estimulando nos alunos a autonomia em relação à investigação, fazendo com que eles desenvolvam a curiosidade, os sentidos, a intelectualidade”, citou, acrescentando que todos os avaliadores são voluntários. 

Ana Cleia explica que ao final de cada avaliação, os especialistas entregam as fichas com as notas e na sequência, é feita a tabulação dos dados por uma equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e depois as informações são lançadas para o sistema de classificação.

A coordenadora de pesquisa e extensão da Faculdade de Ciências Médicas (Afya), professora Maria Tereza Ribas Sabará, fala da sua satisfação em compor a equipe de avaliadores da Fecit. “Percebemos um zelo muito grande em relação à escolha dos profissionais. Todas as instituições de ensino foram convidadas a chamar seus especialistas, professores, mestres e doutores para compor essa comissão científica. Então, a gente consegue perceber o cuidado com a avaliação e isso dá muita credibilidade, legitimidade para o processo avaliativo e, ao mesmo tempo, uma compreensão muito mais alinhada do propósito da Feira, que não é só uma avaliação simplesmente metodológica dos projetos, mas de impacto para a sociedade e de adequação ao tema da sustentabilidade e de inovação”, destacou.

As apresentações dos trabalhos contam com a participação de professores e estudantes da Educação Infantil, Nível Fundamental I, Nível Fundamental II; Educação ao longo da Vida, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Programas de Aprendizagem Profissional, Ensino Médio Regular, Técnico de Nível Médio, Graduação e Pós-Graduação.

Os projetos vencedores serão conhecidos nesta próxima quinta-feira, 16, a partir das 17 horas, no encerramento da programação da Fecit - 2023.