Procon Palmas
Autor: Redação Secom | Publicado em 06 de julho de 2020 às 10:16
Estabelecimentos devem informar os preços de forma correta e de fácil visualização como previsto no Código de Defesa do Consumidor
Realizar compras faz parte da
rotina dos consumidores, mas é preciso ficar atento quanto aos preços
informados na etiqueta, ou nas promoções anunciadas, e na hora de passar o
produto no caixa nos estabelecimentos, pois muitas vezes há divergências. Para
isso, o Procon Municipal de Palmas alerta os clientes sobre o que deve ser
levado em conta nestas ocasiões.
De acordo com o do Código de
Defesa do Consumidor (CDC), a oferta e apresentação de produtos ou serviços
devem assegurar informações corretas, claras, precisas. Deve informar o preço,
a garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados.
Segundo a superintendente do
Procon Municipal de Palmas, Valéria Morais, os consumidores devem observar as
ofertas e prestar atenção nos anúncios e encartes publicitários e nas promoções
ofertadas na gôndola, bem como nos
preços da etiqueta do produto pois, se houver diferença de preço ou alguma
divergência no momento do registro da compra no caixa entre o produto anunciado
e o que está disponível, o consumidor deve pedir esclarecimentos ao responsável
pelo do estabelecimento. “O consumidor pode exigir que o valor do produto seja
o mesmo do anunciado, pois é responsabilidade do estabelecimento a correta
informação acerca do produto, informou.”
A superintendente esclarece
ainda que outro ponto a se prestar atenção é quando for passar as compras pelo caixa.
“Quando o consumidor for registrar o pagamento da sua compra deve prestar
atenção se os valores cobrados são os mesmos que foram anunciados nas
prateleiras, pois se houver alguma divergência, o que passa a valer é o valor
apresentado nas gôndolas, ressaltou.”
Procon Municipal de Palmas
O Procon Municipal de Palmas
recebe denúncias dos consumidores que se sentem lesados através dos canais de
atendimento: e-mail: fiscalizacao.procon@palmas.to.gov.br ou ainda através dos
seguintes: 0800 642 5801 e 3212-7768. As equipes de fiscalização do órgão estão
sempre visitando os estabelecimentos comerciais para verificar se estão
cumprindo o que preconiza o Código de Defesa do Consumidor (CDC).