Procon Municipal de Palmas dá dicas para compras de Natal

Procon Palmas

Autor: Redação - Procon Municipal/ Edição: Lorena Karlla (Secom Palmas) | Publicado em 16 de dezembro de 2021 às 18:04

Órgão disponibiliza uma série de orientações para quem deseja presentear nesse Natal

A época mais esperada do ano pelos comerciantes é o Natal, quando as vendas aumentam por conta da tradição de presentear na data festiva. Pensando nisso o Procon Municipal de Palmas elaborou uma série de dicas para fazer as compras de final do ano sem ter transtornos.

De acordo com o secretário executivo da pasta, Dulcélio Stival, é muito importante que os consumidores conheçam seus direitos para não serem lesados, especialmente aqueles que deixam para comprar os presentes na última hora. “Todo cuidado é pouco antes de comprar, o consumidor deve tirar todas as dúvidas antes de finalizar a comprar para não cair em armadilhas”, informou.

Para os consumidores que desejam adquirir produtos pelas lojas que vendem on-line, a dica mais importante é ficar atento ao endereço eletrônico, que deve começar com https:// e ao cadeado de segurança que deve aparecer na tela. Além disso, ao finalizar a transação deve-se imprimir o comprovante, com a descrição do pedido e pedir um e-mail de confirmação, que deve conter a data de entrega do produto.

No caso das vendas que são realizadas nas lojas físicas, o Procon Municipal ressalta que todas as informações ou publicidades do fornecedor devem ser cumpridas, lembrando que os estabelecimentos físicos não são obrigados a efetuar trocas, por motivos que não sejam defeito. Mas, em caso de defeito o Código de Defesa do Consumidor (CDC) preconiza que o fornecedor tem um prazo de 30 dias para consertar ou trocar o produto. A regra vale para bens duráveis ou não, ou seja, para móveis, roupas e eletroeletrônicos. Outra regra é nas compras feitas por telefone ou internet há o direito de arrependimento por qualquer motivo e o prazo é de sete dias.

Por último, o dirigente do órgão enfatiza que os consumidores, sempre que possível, compre à vista, pois em caso de compras a prazo o consumidor precisa ficar muito atento às taxas de juros e número de parcelas para evitar gastos desnecessários.

Atendimento

O Procon Municipal de Palmas está localizado na Av. JK, ACNO 13, Lote 1, s/n, 2° Andar (no mesmo prédio do Resolve Palmas). O horário de atendimento do órgão é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, presencialmente; e ainda pelo telefone (63) 99282-9640 ou pelo e-mail atendimentoprocon@palmas.to.gov.