Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa da cesta básica de março

Procon Palmas

Autor: Redação Procon | Publicado em 23 de março de 2023 às 06:56

Produtos que apresentaram maior variação foram macarrão, papel higiênico e feijão

Sempre pensando em como auxiliar o consumidor a economizar, o Procon Municipal de Palmas mobilizou a equipe de fiscalização do órgão para fazer uma pesquisa de preços nos supermercados da Capital. Foram visitados dez estabelecimentos no dia 21 de março de 2023. Os produtos que apresentaram maior variação foram macarrão, papel higiênico e feijão.

Na pesquisa realizada que pode ser conferida aqui, foram coletados os preços de 18 itens. Apresentaram uma variação significativa de um estabelecimento para outro o macarrão espaguete de 500g, que apresentou uma diferença de 107%, seguido do pacote de papel higiênico com quatro unidades, diferença de 100% entre o menor e o maior preço. Pão de forma de 420 gramas teve uma diferença de 80%. O feijão de um quilo teve diferença de 76%.

Já os produtos pesquisados que apresentaram menor diferença estão a caixa de ovo branco com 12 unidades, café moído de 250 gramas, óleo de 900 ml, açúcar de dois quilos e leite integral de um litro.

De acordo com o secretário-executivo do Procon Municipal de Palmas, Cristian Sendic Sudbrack, além de estar atento aos preços praticados, o consumidor deve prestar atenção em outros requisitos. É importante verificar o prazo de validade, a composição e peso líquido dos itens. “Ao optar por produtos enlatados, sempre deve-se observar se a embalagem está intacta. Não compre produtos estufados, amassados ou enferrujados. O consumidor também deve ficar atento às condições de higiene, armazenamento e conservação dos alimentos, além de nunca esquecer de olhar o prazo de validade. Todas as embalagens devem conter informações claras em português e apresentar o registro de inspeção do órgão competente”, destacou.

Serviço

Para o caso de reclamações ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato por meio do WhatsApp denúncias (63) 99282-9640, ou ainda pelos seguintes números: unidade JK: (63) 3212-7771 e unidade Taquaralto: (63) 3212-7656. Ou ainda se dirigir a uma das unidades do Procon Municipal localizadas na Avenida JK (no mesmo prédio em que funciona o Resolve Palmas), de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e no Resolve Palmas em Taquaralto, de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas.