Procon Municipal de Palmas faz pesquisa de preços dos itens da ceia de Natal

Procon Palmas

Autor: Redação Secom | Publicado em 19 de dezembro de 2022 às 17:16

Foram consultados 25 produtos em oito estabelecimentos nas diversas regiões da capital

Todo final de ano, a movimentação no comércio aumenta em razão das compras natalinas, inclusive para a ceia, e nem todos tem tempo de pesquisar. Para facilitar, o Procon Municipal de Palmas realizou um levantamento comparativo de preços para que os consumidores possameconomizar na aquisição dos produtos.

O órgão visitou oito estabelecimentos comerciais na capital, entre os dias 8 a 13 de dezembro, para comparar os preços de 25 itens de diversas marcas. Se o consumidor estiver atento aos preços, dá para economizar antes de realizar as compras.

O peru é um dos produtos vendidos tradicionalmente nesta época. O quilo da ave foi encontrado nos estabelecimentos pesquisados pelo menor preço de R$ 27,99 e maior de R$ 40,99. Já o item que pode ser o substituto, o frango, foi encontrado pelo menor preço de R$ 8,95 e maior de R$ 15,99. Para quem está procurando pela carne de porco, o quilo do lombo está sendo vendido pelo menor preço de R$ 22,89 e maior de R$ 26,99.

O produto mais procurado durante os festejos do natal é o panetone. Das marcas pesquisadas, o que apresentou menor preço foi o que contém frutas cristalizadas, com menor preço de R$ 12,98 e maior de R$ 26,49. Para os que gostam do produto produzido com chocolate na massa, o mesmo está sendo vendido pelo menor preço de R$ 20,39 e maior de R$ 24,99.

As bebidas mais consumidas, tanto no Natal quanto no Ano Novo, também fazem parte da pesquisa. O champagne de 750 ml está com menor preço de R$ 39,99 e maior de R$ 142,99. O vinho branco suave de 750 ml foi encontrado pelo menor preço de R$ 30,95 e maior de R$ 56,99. Já a garrafa do vinho tinto suave de 750 ml foi encontrada pelo menor preço de R$ 20,49 e o maior de R$ 26,29.

Em relação às frutas, a pesquisa aponta que o quilo da maçã fuji varia entre R$ 8,99 a R$ 14,99. O quilo da nectarina varia entre R$ 5,99 a R$ 13,99. O da manga está entre R$ 3,79 a R$ 4,99. A uva passa sem semente de 200 gramas foi encontrada pelo menor preço por R$ 29,90 e maior por R$ 66,60.

De acordo com o secretário-executivo do Procon Municipal de Palmas, Cristian Sendic Sudbrack, planejar, pesquisar e substituir produtos pode ser a chave para economizar e evitar entrar o ano endividado. “É bom salientar que nesta época do ano alguns produtos tem aumento, por isso é importante observar e comparar os preços que estão sendo praticados pelos estabelecimentos para levar os produtos que atendam as suas necessidades e que estejam dentro do seu orçamento", destacou.

Para conferir os outros produtos que também estão presentes na pesquisa basta clicar aqui.

Dicas de compra:

• Faça uma lista de compras e se atente à ela;
  • Leve a pesquisa quando sair de casa;
  • Observe se o desconto anunciado, caso exista, foi realizado pelo caixa;
  • Compare o valor final dos itens, não apenas os valores unitários;
  • Observe o prazo de validade dos produtos;
  • Preste atenção ao estado de conservação dos alimentos;
  • Fique atento à venda de produtos condicionados pela compra de outros;
  • Evite comprar por impulso;
  • Denuncie as cobranças abusivas.

Texto: Redação Secom
Edição: Secom