Procon Municipal de Palmas orienta sobre a compra de presente para o Dia das Crianças

Procon Palmas

Autor: Redação Procon Municipal de Palmas | Publicado em 10 de outubro de 2022 às 15:30

Além de fazer pesquisa de preços dos produtos, os pais devem ficar atentos à faixa etária a que se destinam

O Dia das Crianças é comemorado nesta quarta-feira,12 de outubro, e o Procon Municipal de Palmas orienta os pais a prestarem muita atenção na hora da compra do presente para evitar transtornos. De acordo com o secretário executivo do Procon Municipal de Palmas, Cristian Sendic Sudbrack, é importante pesquisar preços, condições de pagamento e políticas de troca dos estabelecimentos. “Comprar por impulso ou de acordo com a vontade das crianças não ajuda na hora de escolher o presente, muitas vezes a criança escolhe pela cor chamativa, propaganda vista, modismo dos colegas e amiguinhos. Além disso, é importante fazer uma pesquisa de preços e checar as condições de pagamento, desconfie de preços muito vantajosos, abaixo do que é praticado pelo mercado, informou”.

Outro cuidado importante na hora de escolher o brinquedo é verificar se a faixa etária contida na embalagem é adequada para a criança. Além disso, deve ser verificado se o produto possui o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o que garante maior segurança e que foi fabricado de acordo com as normas técnicas vigentes, juntamente com o selo de um órgão credenciado para testar sua qualidade.

O secretário ressalta ainda que os consumidores devem exigir sempre a nota ou cupom fiscal. Estes documentos serão necessários caso precise fazer valer seus direitos de consumidor. “Caso o produto comprado venha apresentar algum vício ou defeito, as lojas têm um mês a partir do dia da reclamação para resolver e, se não o fizer nesse tempo, o consumidor tem direito à restituição do valor pago corrigido monetariamente, abatimento proporcional no preço ou substituição do produto por outro da mesma espécie e em perfeitas condições de uso”, destacou.

Vale lembrar que todo preço anunciado tem que ser cumprido pelo estabelecimento. As compras feitas fora do comércio (por telefone, em domicílio ou catálogo ou internet) dão ao consumidor o direito de arrependimento no prazo de sete dias, a partir da data do recebimento do produto.

Compras on-line

A orientação para quem vai comprar on-line é acessar o site oficial da empresa. É importante estar atento aos anúncios feitos por lojas nas redes sociais, pois pode ser um golpe, pesquise atentamente. Desconfie de preços muito abaixo dos praticados pelo mercado, verifique se a loja realmente existe e se tem um endereço físico, CNPJ e telefone para atendimento ao Consumidor. É sempre recomendado pesquisar neste site, na opção Indicadores, a reputação da loja em que vai realizar a compra.

Deve também ser observado se há cobrança de frete ou a existência de outras taxas. Fique atento e compare se realmente vale realizar a compra on-line. Lembre-se! Sempre imprima ou salve em seu computador a página do site com os dados para conseguir acompanhar se o produto comprado é o mesmo que será entregue.

Reclamações

O atendimento nas unidades do Procon Municipal de Palmas são realizados de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, na Avenida JK (no mesmo prédio em que funciona uma unidade do Resolve Palmas) e no Resolve Palmas em Taquaralto, de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas. Para mais informações, os consumidores podem entrar em contato pelos seguintes números: unidade JK: (63) 3212-7771; unidade Taquaralto: (63) 3212-7656. Utilize nosso canal de WhatsApp denúncias (63) 99282-9640.