Procon Municipal de Palmas participa do Programa Estadual de Controle do Tabaco

Procon Palmas

Autor: Redação Procon Municipal de Palmas | Publicado em 27 de abril de 2022 às 16:47

O programa estadual de controle do tabaco tem como finalidade envolver diversas entidades para a promoção e prevenção do consumo do tabaco

O Procon Municipal de Palmas participou na manhã desta, quarta-feira, 27, de uma reunião na sede do Ministério da Saúde (MS), em Palmas com a equipe técnica do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), que coordena o Programa Estadual de Controle do Tabaco.

Plano faz parte da Política Nacional de Controle do Tabaco (PNCT) e as estratégias para aprimoramento, que inclui o trabalho intersetorial, envolvendo diversas entidades para a promoção e prevenção do consumo do tabaco. Durante o encontro foi firmado um acordo de cooperação técnica para que o Procon Municipal realize ações educativas e fiscalizatórias no intuito de fiscalizar a comercialização do Tabaco na Capital.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabaco, Andréa Cristina Alves da Silva, destacou que a importância das parcerias intersetoriais, “o tabaco não é um problema apenas do setor Saúde, a Organização Mundial de Saúde já classifica como uma pandemia, uma doença crônica com mortes evitáveis. O envolvimento de setores da educação e fiscalização são chaves para reduzir o consumo”, destacou.

Para a gerente de fiscalização e defesa do consumidor do Procon Municipal de Palmas, Valéria Morais, essa parceria vai ampliar as fiscalizações que já realizamos para coibir a venda de produtos contrabandeados e não autorizados pelos órgãos competentes, informou.