Procon Municipal de Palmas promove palestra educativa alusivas ao Dia do Consumidor

Procon Palmas

Autor: Redação | Publicado em 13 de março de 2020 às 18:03

Data é comemorada dia 15 de Março

Ao longo da semana, o Procon Municipal de Palmas vem realizando palestras sobre os direitos básicos do consumidor para alunos da rede municipal de ensino e para os jovens aprendizes da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi).

A palestra apresentada na tarde desta sexta-feira, 13, na Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Mello, no Jardim Aureny III, foi diferente daquelas que os alunos estão acostumados a ver. O tema escolhido foi: Direitos Básicos dos Consumidor.

O assunto escolhido faz parte da ação promovida pelo Procon Municipal de Palmas como parte da programação que vem sendo desenvolvida ao longo da semana em comemoração ao Dia do Consumidor, que é celebrado neste domingo, 15 de março.

O objetivo da palestra é informar os alunos o que faz o Procon. Quais são os direitos na hora de adquirir um produto. Os estudantes também aprenderam sobre, trocas, defeitos, garantias, prazos de validade e como deve ser a apresentação de rótulos e embalagens das mercadorias.

O estudante do 3º ano fundamental, Kauan Lima, 08 anos, esteve atento a todas as informações que foram passadas. "Vou chegar em casa e explicar para minha mãe que ela deve ficar atenta quando fizer a compra de algum produto. Caso ele dê problema, ela pode reclamar na loja que ela comprou", destacou.

Os alunos também foram instruídos a identificar a prática de propaganda utilizada pelas empresas, além de receberem dicas de como comprar um produto ou como contratar um serviço conforme estipula o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A estudante do 5º ano fundamental, Laura Maria Santos Corrêa,10 anos, disse que a partir de agora quando for acompanhar a mãe no supermercado, vai observar se os produtos que estão anunciados estão mesmo em oferta. “Agora eu sei que quando estiver errado eu tenho o direito reclamar”, informou.

De acordo com a superintendente do Procon Municipal de Palmas, Valéria Morais, é fundamental que os alunos aprendam desde cedo as normas contidas no CDC e se conscientizem sobre seus direitos enquanto consumidores. “Muitos estudantes já sabem alguns direitos na hora em que vão comprar algo, mas esse conhecimento é superficial. Como eles estão na fase do constante aprendizado, é essencial trabalhar também a educação para o consumo", informou.

Ações

O Procon Municipal de Palmas vem realizando palestras, sobre os direitos básicos do consumidor para os alunos da rede municipal de ensino e para os jovens aprendizes da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). Na semana que vem as palestras continuam. Na segunda-feira, 16, é a vez dos jovens aprendizes que atuam nas unidades do Resolve Palmas. Na quarta-feira, 18, é a vez dos jovens que fazem parte do programa da Renapsi.