Procon Municipal de Palmas realiza 1802 atendimentos em 2022

Procon Palmas

Autor: Renata Pessoa | Publicado em 06 de janeiro de 2023 às 07:59

Telefonia, serviços financeiros e essenciais tiveram mais reclamações

Em 2022 o Procon Municipal de Palmas realizou 1.802 atendimentos nas duas unidades do órgão na Capital. O serviço campeão de reclamação foi o de telefonia, com 540 registros. Em segundo lugar ficaram as financeiras e os bancos com 500 reclamações. Em terceiro os serviços essenciais. Foram 354 reclamações relacionadas a concessionária de água e 123 da prestação de serviço referentes a rede de energia elétrica.

As queixas que lideram o ranking dizem respeito à cobrança indevida ou abusiva, ausência de resposta por parte dos fornecedores, excesso de prazo, ou seja, quando o prazo de entrega do produto ultrapassa o previsto, mudança unilateral nos contratos, com reajuste no valor do serviço e produtos com vício, isto é, produtos novos já danificados.

No ano o Procon autuou ainda 605 processos administrativos com audiências e acordos, realizou 29 atendimentos de simples consultas e 1161 atendimentos preliminares, aqueles quando o problema é resolvido sem a necessidade de abertura de processo. Esse foi o caso do empresário, Antônio da Silva Vicente, que pagou uma divida e a empresa continuou efetuando a cobrança. “Entrei em contato com a empresa mais o problema não foi resolvido. Como já tinha utilizado os serviços ofertados pelo Procon outras vezes fui até o órgão buscar ajuda. No atendimento inicial a pessoa que me atendeu elaborou uma notificação e tudo foi resolvido sem a necessidade de ingressar com demanda judicial. Sempre sou super bem atendido com agilidade e praticidade, posso afirmar que o serviço prestado pelo órgão é diferenciado", destacou.

O Procon também realizou outros trabalhos de grande importância e relevância. As equipes de fiscalização realizaram pesquisas de preços em datas comemorativas como dia das mães, dos pais, namorados, finados, páscoa, material escolar e também pesquisas de produtos contidos nas cestas básicas. Na Black Friday, o órgão acompanhou os preços promocionais oferecidos pelos estabelecimentos antes e depois da data. Realizou também ações educativas mantendo um canal de orientação permanente com o cidadão sobre as garantias e responsabilidades nas relações de consumo.

Segundo o secretário executivo do Procon Municipal de Palmas, Cristian Sendic Sudbrack, foi um ano de muito trabalho auxiliando o consumidor na solução dos problemas oriundos das relações de consumo. “O Procon vem cumprindo seu papel, garantindo ao palmense a aplicação da legislação específica, fiscalizando os excessos e anomalias legais, mas também levando informações aos fornecedores e prestadores de serviços, sempre objetivando alcançar um equilíbrio nas relações de consumo. Estamos à disposição da população para atendê-los, somos um instrumento público e legal de apoio ao consumidor nas relações de consumo entabuladas por eles, com certeza em 2023 faremos mais e melhor pelos palmenses”, informou.

Canais de atendimento

O Procon Municipal de Palmas realiza atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, na Avenida JK (no mesmo prédio em que funciona uma unidade do Resolve Palmas) e no Resolve Palmas em Taquaralto, de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato por meio do WhatsApp denúncias (63) 99282-9640, ou ainda pelos seguintes números: unidade JK: (63) 3212-7771 e unidade Taquaralto: (63) 3212-7656.