Procon Municipal de Palmas realiza pesquisa comparativa de preços de produtos da cesta básica

Procon Palmas

Autor: Redação Procon | Publicado em 16 de dezembro de 2022 às 11:13

Sal apresentou diferença de 142%, de um supermercado para outro, e creme dental 113%

O Procon Municipal de Palmas realizou, entre os dias 8 a 13 de dezembro, mais uma pesquisa de preços dos principais produtos que compõem a cesta básica. Os fiscais do órgão percorreram oito supermercados na Capital, coletando os valores dos produtos básicos.

Os itens pesquisados foram: arroz, feijão, leite integral, café moído, açúcar, óleo, sal refinado, cartela de ovo branco, macarrão espaguete, papel higiênico, creme dental, farinha de trigo, biscoito água e sal, sardinha, pão de forma, flocão e cesta básica já montada.

De acordo com a pesquisa, alguns produtos apresentaram grande variação de preços, como o caso do sal refinado que foi encontrado de R$ 0,89 a R$ 2,15; ou seja, 142%. Mais uma vez o creme dental de 70g, variando 113%, é o item de higiene que apresentou maior diferença, sendo o menor preço de R$ 1,69 e o maior de R$ 3,59. Além disso, o flocão de 500g apareceu, nesta pesquisa, com alteração de 107%, sendo vendido por R$ 1,69 até R$ 2,99.

Entre os artigos com menor diferença de preço está o pacote de arroz de 5 quilos, encontrado pelo menor preço de R$ 17,99 e maior de R$ 22,69; ou seja, oscilando 26%. Em segundo, foi o óleo, que está sendo comercializado nos estabelecimentos pesquisados entre R$ 8,99 e R$ 9,90; diferença de 27%.

Comparativo

De acordo com a pesquisa realizada em outubro pelo órgão, o que foi observado é que alguns produtos continuam sendo vendidos com grande variação de preços como é o caso do creme dental de 70g, o flocão de 500g e o pacote de macarrão de 500g. Segundo o secretário-executivo do Procon Municipal de Palmas, Cristian Sendic Sudbrack, o levantamento de preços realizado pelo órgão é justamente para os consumidores saberem, quanto pagaram e quanto estão pagando, além de identificar o melhor preço praticado.

“As pesquisas servem para nortear os consumidores sobre os valores dos produtos que são de consumo essencial na mesa da maioria dos palmenses. Além disso, possuem um caráter pedagógico, pois mostram ao consumidor a importância da economia doméstica como forma de reduzir custos; fazer as contas, colocar tudo no papel e avaliar qual estabelecimento atende às necessidades, afinal de contas, como diz o ditado: a conta tem que caber no bolso", informou.