Procon Municipal de Palmas realiza pesquisa de preços da cesta básica

Procon Palmas

Autor: Redação Procon Municipal de Palmas | Publicado em 07 de novembro de 2022 às 15:07

Os produtos que apresentaram maior variação de preços foram os de higiene pessoal. O creme dental de 70g apresentou uma diferença de 159% de um estabelecimento para o outro

Com o objetivo de auxiliar o consumidor a economizar, o Procon Municipal de Palmas realizou uma pesquisa de preços nos dias 19 a 20 de outubro dos produtos que compõem a cesta básica. Equipes de fiscalização do órgão visitaram oito estabelecimentos comerciais em diversas regiões da Capital.

Na pesquisa foram coletados os preços de 18 itens. Os produtos que apresentaram maior variação de valor foram os de higiene pessoal. O creme dental de 70g apresentou uma diferença de 159% de um estabelecimento para o outro. Outro produto que apresentou uma grande diferença de preço foi o papel higiênico que contém 4 unidades na embalagem. O produto apresentou uma variação de 122%.

Já os produtos que são consumidos frequentemente na alimentação do brasileiro apresentaram variações que chegam a 109%. É o caso do pacote de 500 g de macarrão espaguete. O produto foi encontrado pelo menor preço de R$ 2,29 e o maior de R$ 4,79; o produto flocão de 500 g apresentou uma variação de 79% sendo vendido pelo menor preço de R$ 1,39 e o maior de R$ 2,49. Em contrapartida, o pacote de arroz de 5 kg apresentou uma das menores variações de preço entre os estabelecimentos pesquisados. O menor preço do produto foi encontrado de R$ R$ 16,49 e o maior de R$ 18,99 representando uma variação de 15%.

De  acordo com o secretário executivo do Procon Municipal de Palmas, Cristian Sendic Sudbrack,  o órgão realiza as  pesquisas para que os consumidores possam economizar na hora de realizar as compras. “Os supermercados trabalham com a lei da livre concorrência e tem todo direito de oferecerem os produtos a preços diferenciados, por isso nós realizamos as pesquisas para facilitar e oferecer alternativas de compra para os consumidores”, informou.

A lista completa dos produtos você pode conferir aqui