Procon Municipal de Palmas realiza pesquisa de preços de pescados na Capital

Procon Palmas

Autor: Redação Procon Municipal de Palmas/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 16 de março de 2022 às 11:47

Foram verificados nove estabelecimentos em diversas regiões da cidade

O Procon Municipal de Palmas realizou entre os dias 08 e 09 de março um levantamento de preços do quilo do peixe que é vendido em nove estabelecimentos da Capital. A intenção foi fazer uma classificação dos locais que estão vendendo os produtos no período da quaresma, que antecede a Páscoa na tradição cristã. A pesquisa que pode ser conferida aqui levou em conta o menor preço e a qualidade das espécies. Foram pesquisados dez tipos de peixes entre eles inteiros, peixe em posta, filé de peixe e frutos do mar.

Entre os peixes pesquisados o mais barato encontrado foi a caranha. O quilo da espécie foi encontrado pelo menor preço de R$ 13,99 e o maior por R$ 18,00. Já o que apresentou maior variação de preços foi a corvina. A espécie pode ser encontrada pelo menor preço de R$ 24,90 e o maior por R$ 52,00, o que representa uma diferença de preço de 109% de um estabelecimento para outro.

O salmão ficou com a segunda maior diferença de preços entre os estabelecimentos pesquisados. O peixe pode ser encontrado pelo menor preço de R$ 96,00 e o maior por R$ 170,98, o que representa uma diferença de preço de 78% de um estabelecimento para outro. Em contrapartida entre os itens pesquisados o que apresentou a menor variação de preços foi o camarão. O fruto do mar pode ser encontrado pelo menor preço de R$ 48,00 e o maior por R$ 49,00, o que representa uma variação de 2%.

De acordo com o secretário-executivo de Defesa do Consumidor do Procon Municipal de Palmas, Dulcélio Stival, as pesquisas realizadas pelo órgão proporcionam além da oportunidade do consumidor economizar, que ele possa fazer uma aquisição mais consciente dos produtos. “Ao adquirir um produto fresco é preciso observar alguns aspectos antes, pois, peixes são produtos bastante perecíveis e devem estar bem acondicionados já que o tempo de validade desse tipo de produtos é bem curto”, destacou.

Dicas

Ao comprar qualquer tipo de produto fresco perecível, o consumidor deve ficar atento as condições de higiene do local onde são vendidos. Se o produto for vendido em feiras livres, o consumidor deve se atentar para a conservação dos mesmos se estão sempre acondicionados de forma correta pelos vendedores.

Outro item a se observar é com relação aos produtos que são vendidos embalados. O consumidor deve verificar se a mesma conta com o selo de atestado sanitário de procedência que emitido pelos órgãos sanitários competentes.

O consumidor deve também estar atento no modo que os produtos estão dispostos para venda e o preço que é anunciado. Pois, na hora de efetuar o pagamento o preço deve ser o mesmo que está anunciado caso haja diferença o consumidor vai pagar o preço pelo qual o produto foi anunciado.