Procon Municipal de Palmas realiza pesquisa de preços dos combustíveis vendidos nos postos da Capital

Procon Palmas

Autor: Redação Procon | Publicado em 26 de maio de 2023 às 12:24

Levantamento realizado pelos fiscais do órgão apontou diferença de preços para pagamentos realizados na modalidade dinheiro, pix ou cartão de crédito

Encontrar um posto de gasolina mais barato pode ser um desafio, no entanto, é comum ver grandes diferenças nos preços dos combustíveis, mesmo entre postos localizados próximos uns aos outros. Por isso, o Procon Municipal de Palmas realizou uma pesquisa de preços para ajudar os consumidores a economizar dinheiro na hora de abastecer seus veículos. Os fiscais do órgão fizeram o levantamento dos valores do litro da gasolina, etanol, diesel S10, diesel S500, sejam eles pagos na modalidade dinheiro, pix, ou cartão de crédito, entre os dias 22 a 24 de maio.

Nos 54 estabelecimentos verificados, o menor preço encontrado na gasolina comum para o pagamento realizado em dinheiro ou pix foi de R$ 5,59, e o maior de R$ 5,69, a diferença é de R$ 0,10, o que representa uma variação de 3,58%. Já para o pagamento realizado com cartão de crédito o menor preço praticado é R$ 5,65, e o maior de R$ 5,99, uma diferença de R$ 0,34, variação de 6,02%.

No etanol a variação para pagamento no dinheiro ou pix é de 12,41%, com preços variando entre R$ 4,35 o menor e R$ 4,89 o maior, uma diferença de R$ 0,54. No pagamento realizado com cartão de crédito a variação de preço encontrada foi de 18,22%. Com preços variando entre R$ 4,39 e R$ 5,19, diferença de R$ 0,80.

Já para o diesel S10 a variação de preços entre o menor e maior valor de venda para pagamento no dinheiro ou pix é de 45,36% e para pagamento no cartão é de 50,21%. O diesel S500 não apontou diferença de preços para quem vai realizar pagamento no dinheiro, pix ou cartão de crédito. O menor preço praticado nas duas modalidades de pagamento é de R$ 4,67.

Segundo o secretário-executivo do Procon Municipal de Palmas, Cristian Sendic Sudbrack, economizar dinheiro na hora de abastecer é simples, basta monitorar os preços dos postos de combustíveis, mas requer um pouco de paciência e planejamento. "É importante observar e anotar o valor pago quando for abastecer o veículo, além disso é importante lembrar que os postos geralmente oferecem descontos para pagamentos à vista. Portanto, se você tiver dinheiro em mãos, é possível economizar ainda mais dinheiro", informou.

O secretário ressalta ainda que o consumidor deve sempre pedir e guardar o recibo ou nota fiscal sempre que for abastecer o veículo, pois o documento serve para resguardar o direito de reclamar sobre eventuais defeitos dos produtos e dos serviços adquiridos, caso ocorram eventuais problemas.

A pesquisa completa pode ser conferida aqui.