Procon Municipal de Palmas realiza pesquisa de preços para o Dia de Finados

Procon Palmas

Autor: Redação Procon Municipal de Palmas | Publicado em 29 de outubro de 2022 às 07:15

Entre as flores pesquisadas a rosa foi a que teve a maior variação de preço

A equipe de fiscalização do Procon Municipal de Palmas realizou uma pesquisa de preço em floriculturas da Capital para ajudar os consumidores que pretendem comprar flores para homenagear seus familiares e amigos falecidos no dia 2 de novembro, Dia de Finados.

O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 27 de novembro em cinco estabelecimentos nas diversas regiões da cidade. Foram observados os preços de sete espécies de flores, são elas: crisântemo, calandiva, rosa, lírios, bola belga, coroa artificial e coroa natural.

O item que atingiu maior variação de preço foi a rosa, que é vendida de R$ 6,00 a R$ 15,00, dependendo do estabelecimento. A variação é de 150%. O segundo item que atingiu maior variação de preços foi o crisântemo. A espécie é comercializada de R$ 18,50 até R$ 45,00. Os valores têm variação de 143%. Outro item que apresentou uma grande variação de preços de um estabelecimento para o outro foi a Bola Belga. A espécie está sendo vendida de R$ 60,00 a R$ 120,00, o que representa uma variação de 100%.

Já as coroas apresentaram as menores variações de preços. A confeccionada com flores artificiais está sendo vendida de R$ 210,00 a R$ 290,00, dependendo do estabelecimento. A variação é de 38%. Já a coroa confeccionada com flores naturais está sendo vendida de R$ 240,00 a R$ 400,00, o que representa uma variação de 60%

Segundo o secretário-executivo do Procon Municipal, Cristian Sendic Sudbrack, em datas como essa é importante que os consumidores fiquem atentos às pesquisas que são realizadas pelos órgãos competentes para economizar nos valores gastos. “Sabemos que nessas datas a procura aumenta e dessa forma os preços acabam variando muito também. Por isso, pesquise antes de comprar e, se possível, antecipe a aquisição para evitar preços altos, filas e possíveis dissabores", destacou.

A pesquisa completa você confere aqui.