Procon Municipal de Palmas realiza pesquisa de produtos mais procurados na Black Friday

Procon Palmas

Autor: Redação Procon Palmas | Publicado em 23 de novembro de 2022 às 09:10

Entre os itens pesquisados o que apresentou maior variação de preços foi o smartphone

Uma das datas comerciais mais aguardadas do ano pelos comerciantes e consumidores é a Black Friday. E para orientar e proteger quem deseja ir às compras, o Procon Municipal de Palmas realizou uma pesquisa de preço dos produtos mais vendidos para que o consumidor tenha parâmetros de comparação e não seja enganado ou caia em algum golpe.

As equipes de fiscais do órgão visitaram diferentes estabelecimentos nas diversas regiões da Capital, entre os dias 09 a 11 de novembro. Dos itens pesquisados estão geladeiras, freezer vertical e horizontal, fogão, forno elétrico, cooktop, micro-ondas, air fryer, purificador de água, umidificador de ar, panela elétrica de arroz, pipoqueira, sanduicheira, liquidificador, prancha alisadora, ar condicionado, televisão, smartphone, notebook entre outros.

A maior variação de preços encontrada foi entre os smartphones. Das marcas e modelos pesquisados o produto de menor valor encontrado foi de R$ 759,00 e o de maior de R$ 10.699,00.

Entre os produtos mais vendidos nessa data estão os utensílios de cozinha. Os mais procurados são as fritadeiras conhecidas como air fryer o produto foi encontrado pelo menor preço de R$ 425,30 e o maior de R$ 609,80, entre as diversas marcas e tamanhos pesquisados. A panela elétrica de arroz foi encontrada pelo menor preço de R$ 189,00 e o maior de R$ 329,00.

Em ano de copa do mundo um dos itens mais procurado pelos consumidores são os televisores, o produto foi encontrado pelo menor preço de R$ 1.249,00 e o maior de R$ 6.999,00, entre as diversas marcas e polegadas pesquisadas.

Outro item que sempre tem grande procura são os os eletrodomésticos.  A geladeira  foi encontrada pelo menor preço de R$ 2.199,90 e o maior de R$ 4.669,00, entre as diversas marcas e tamanhos pesquisados. O fogão foi encontrado pelo menor preço de R$ 2.399,00 e o maior de R$ 1.868,60. A máquina de lavar roupa  foi encontrada pelo menor preço de R$ 2.959,00 e o maior de R$ 1.899,90.

De acordo com o secretário executivo do Procon Municipal de Palmas, Cristian Sendic Sudbrack, o levantamento de preços realizado tem o objetivo de ajudar o consumidor a fazer uma comparação para que fique claro se realmente está sendo aplicado o desconto divulgado pelas lojas. "O objetivo do órgão é o de defesa e proteção levando sempre informações seguras ao consumidor. Além disso orienta-se que o consumidor não faça compras por impulso, verifique se realmente precisa aquele produto ou serviço e se os valores praticados cabem em seu orçamento”, informou.

Para conferir a lista completa dos produtos e preços praticados pelas lojas pesquisadas clique aqui