Procon Municipal faz blitz educativa nas regiões de maior comércio da Capital

Procon Palmas

Autor: Redação Procon | Publicado em 29 de março de 2023 às 07:37

Objetivo é orientar e informar lojistas sobre direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor

O Procon Municipal de Palmas realizou, na terça-feira, 28, uma blitz educativa em alusão ao Mês do Consumidor nas lojas da Avenida JK e Tocantins, com distribuição de fôlderes e orientação sobre os direitos e deveres que devem ser respeitados conforme prescrito no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Os fiscais checaram nos estabelecimentos visitados se as mercadorias estão com os preços afixados de forma correta, se a data de validade contida nos produtos estavam respeitando o prazo de vencimento. Se as informações nas embalagens eram descritas de forma clara e em português. Foi observado ainda se as redes sociais informam corretamente o preço do item anunciado. E também se os estabelecimentos comerciais mantêm disponível para consulta um exemplar do CDC atualizado, em local visível e de fácil acesso.

Gerente de loja há mais de 13 anos, Evilane Ribeiro da Silva Soares disse que sempre está atenta às normas que deve respeitar. "Estamos sempre conferindo se os produtos estão com os preços visíveis, e quando realizamos uma venda, informamos também sobre a política de troca”, informou.

De acordo com o secretário-executivo do Procon Municipal de Palmas, Cristian Sendic Sudbrack, esse tipo de ação educativa é muito importante para orientar e reforçar aos lojistas que o órgão está atento. "A blitz foi realizada com a distribuição de fôlderes para informar a todos os comerciantes o cumprimento e alguns pontos que são objetos de maior reclamação no órgão. Estamos nos colocando à disposição dos comerciantes para tirar as dúvidas para que possamos diminuir, através da educação para o consumo, as reclamações junto ao Procon”, destacou.

Blitz educativa

E as ações educativas do Procon Municipal de Palmas continuam. Nesta quarta-feira, 29, as equipes do órgão estão agora pela manhã na Avenida JK, checando mais estabelecimentos comerciais.