Procon orienta consumidores para a Black Friday

Procon Palmas

Autor: Redação Procon/Palmas | Publicado em 10 de novembro de 2023 às 13:08

O órgão preparou dicas para os consumidores que desejam adquirir produtos na data

Com a Black Friday se aproximando, o Procon Municipal de Palmas preparou algumas dicas para os consumidores que querem aproveitar a data para adquirir produtos e tirar proveito das promoções com segurança sem cair em golpe.

Conforme o superintendente do Procon Municipal de Palmas, Rafael Dias, pesquisar antecipadamente os preços, é uma boa estratégia para saber se está realmente valendo a pena adquirir o produto desejado. “O consumidor não deve se deixar levar por impulsos na hora de ir às compras. Fazer uma lista de desejos, definir orçamento e ficar de olho em cupons de desconto ajudará a economizar, lembrando que se for comprar, adquirir somente aquilo que realmente necessita para não se endividar”, informou.

O superintendente ainda listou algumas dicas para quem deseja realizar suas compras: se for realizar compras em lojas on-line. Verifique se o site da empresa possui conexões seguras para proteção de seus dados. Fique atento se o endereço eletrônico começa com HTTPS, além disso, deve ser observado também se a página contém cadeado ativo no canto esquerdo da barra de endereço do navegador.

Só realize compras em sites seguros e confiáveis. Informe-se sobre a reputação da loja que planeja comprar. Procure no site informações básicas sobre o fornecedor como: nome da empresa, CNPJ/CPF, endereços físicos e eletrônicos, telefone e demais informações que possibilitem futuros contato com a loja; não realize compras utilizando computadores de terceiros ou por meio de redes wi-fi públicas, seus dados podem ser clonados.

Desconfie dos preços anunciados muito abaixo da média do produto. Muitas vezes essa prática é usada pelos golpistas nas vendas on-line; antes de realizar o pagamento verifique as opções. Se o vendedor realizar a venda somente via débito, Pix ou depósito bancário, isto pode significar que a loja pode não ser confiável.

Quando finalizar a compra nas lojas on-line, salve todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização do produto, comprovantes de pagamento de e contrato da compra; caso se arrependa de ter realizado a compra pela internet, o consumidor pode desistir do produto. De acordo com o artigo 49.º do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o prazo é de 7 dias contado da data da assinatura do contrato, independente da existência de defeito no produto, nas compras feitas pela internet, por telefone, dentre outras.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato pelo telefone (63) 99282-9640 e pelos e-mails: procon@palmas.to.gov.br ou superintendenciaprocon@palmas.to.gov.br. As unidades do Procon Municipal de Palmas estão localizadas nas Unidades do Resolve Palmas da Avenida JK e Taquaralto.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, por ordem de chegada, mediante distribuição de senhas até às 18 horas. No Resolve Palmas do Shopping Capim Dourado o horário de atendimento é das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.