Produtores do P.A Sítio recebem visita de técnicos da Seder para acompanhamento de projetos produtivos

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 18 de dezembro de 2019 às 11:33

Em mais uma ação para acompanhar a evolução do plantio em algumas propriedades familiares da Zona Rural de Palmas, uma equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder) esteve no Projeto de Assentamento (P.A Sítio), próximo ao distrito de Buritirana, nesta terça-feira, 17, com orientações sobre os mais diversos tipos de cultura, com destaque para o cultivo de mandioca, opção mais escolhida pelos produtores.

O trabalho consiste em basicamente percorrer os locais que solicitaram atendimento de maquinário e entrega de insumos. Todos os locais foram atendidos com a gradagem do solo (etapa de preparo para receber plantio) e muitos já iniciaram o cultivo de mandioca, feijão e abóbora, como é o caso da produtora Ana Ilza Azevedo Costa, 49 anos. Em sua chácara ela cultiva abóbora, feijão e mandioca. Parte dos alimentos é comercializada na feira de Buritirana.

Para a produtora rural, a orientação recebida e a gradagem feita pela Seder são essenciais para a obtenção de bons resultados. “Acho importante essa visita técnica feita pelos profissionais. Aqui eles checam o que estou fazendo de certo ou errado. Por exemplo, descobri que é importante associar o plantio da abóbora cabotiá com a menina brasileira. Essa última deve ser plantada uns 40 dias antes para potencializar a polinização da cabotiá”, explica.

Conforme o secretário da Seder, Roberto Sahium, as visitas técnicas fazem parte da rotina diária do órgão, e auxiliam no controle das ações e checagem do que precisa ser ajustado.

Revisão: Iara Cruz