Professor da rede municipal obtém segundo lugar no maior prêmio de educação da América Latina

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 12 de maio de 2022 às 11:39

O educador concorreu no evento 'Professor Transformados 2022', com o projeto 'Shogi na Escola', desenvolvido na ETI Padre Josimo

O professor de jogos de tabuleiro Luciano Sanches Teixeira, da Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo Tavares, em Palmas, obteve o segundo lugar na feira Bett Brasil 2022, considerada o maior evento de educação e tecnologia da América Latina. A premiação aconteceu nesta quarta-feira,11, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP). O projeto 'Shogi na Escola', desenvolvido junto aos alunos, concorreu ao prêmio 'Professor Transformador 2022', na categoria Ensino Fundamental II. O primeiro lugar ficou com projeto 'Desiderata', de Celiana Mota Rodrigues, do Distrito Federal, e o terceiro com ‘Aquecendo Corações’, de Wagner Severgnini, de Santa Catarina.

Os projetos finalistas da 2ª edição do prêmio foram apresentados em encontros on-line a uma banca de avaliadores para classificação final e decisão dos 1º, 2º e 3º colocados em cada categoria (Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio). Durante os encontros on-line, cada educador realizou uma breve apresentação e teve um momento para interação com a banca de avaliadores, para perguntas e respostas. Luciano Sanches recebeu troféu pela participação na Bett Educar 2022 e R$ 2.500,00 em dinheiro.

“Tínhamos esperança de conquistar o primeiro lugar da categoria, mas o fato de estar entre os três finalistas já é uma grande conquista”, considera o professor, acrescentando que espera que os valores transmitidos pelo projeto pedagógico ultrapassem fronteiras e auxiliem os alunos em outras atividades. “Foi muito gratificante, pois conheci trabalhos inspiradores. A feira é enorme, trouxe muita novidade e tecnologia. Um dia é pouco para ver tudo”, disse acerca de sua participação na Bett Educar 2022.

O educador palmense conheceu o Shogui, uma modalidade de jogo de tabuleiro similar ao xadrez e popular no Japão, por intermédio de uma aluna da escola. Ao reconhecer o potencial pedagógico, levou a novidade para a escola e obteve uma excelente receptividade. Ele afirma que não tem conhecimento de uma disciplina de jogos chegar tão longe em um concurso nacional, concorrendo com disciplinas clássicas como Português, Matemática ou Ciências. “Trabalhamos o projeto Shogi na Escola desde 2008, e esta premiação é resultado de todo esse processo de aprendizado. Para este ano, já apresentaremos novidades em relação a versão anterior. A ideia e continuar e buscar apoio para continuar melhorando e inovando em sala de aula”, finaliza.

Prêmio
O prêmio 'Professor Transformador' é concebido e estruturado pelo Instituto Significare e implementado conjuntamente com a Base2Edu, rede que conecta e fortalece profissionais e iniciativas voltadas à transformação da Educação; e pela Bett Educar. A premiação busca destacar projetos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).